Tempestade derruba árvores e causa alagamentos em Maringá
As fortes chuvas que caíram na tarde desta quinta-feira (2) causaram grandes transtornos ao moradores de Maringá, no Noroeste do Paraná. Árvores caíram, muitas delas sobre carros, e ruas ficaram alagadas, complicando o trânsito em diversas regiões da cidade. De acordo com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), aos ventos que atingiram a região chegaram à 50 km/h e o volume de chuva acumulado passou dos 40 mm.
Leia mais:
- Paraná pode colher 20,8 milhões de toneladas de soja, maior volume da história
- Nota Paraná: 5 prêmios de R$ 10 mil não retirados expiram no dia 10 de março
- Veículos pesados: mês de março não terá restrição na BR-277 e BR-376
A queda de árvores sobre a fiação elétrica provocou a suspensão do fornecimento de energia em vários bairros. De acordo com a Copel, cerca de 15 mil domicílios estão sem luz e a normalização do abastecimento só deve ocorrer no período da noite.
A RICtv recebeu vários vídeos e fotos de moradores que registraram os estragos causado pelo temporal. Casas, lojas e algumas escolas ficaram alagadas devido ao acúmulo de água. Em uma sala do CMEI Nadir Penteado a água escorria de uma luminária no teto.
Balanço dos estragos
A Prefeitura de Maringá reforçou as equipes para efetuar a limpeza e desobstrução das ruas e ainda contabiliza os danos. Por meio de nota, a prefeitura divulgou os canis de comunicação que seguem abertos para receber pedidos de auxílio diante dos danos causados.
Leia a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Maringá informa que mais de 100 servidores municipais estão nas ruas na tarde desta quinta-feira (2), para realizar a limpeza e desobstrução das vias após o temporal que atingiu a cidade. Equipes das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança e Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros e Copel, estão mobilizadas para atender a comunidade. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as rajadas de vento ultrapassaram os 52 km/h na tarde desta quinta. A estimativa de volume de chuva é de 40,8 mm, segundo dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O temporal chegou a causar a interrupção do fornecimento de energia a pelo menos 15 mil imóveis no município.
Em caso de emergências com risco de morte, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura (http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/arborizacao.html).
Ao encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social, que funciona 24h. O telefone é: (44) 99103-5661.“