Tempestade derruba árvores e causa danos a residências no Paraná

por Redação RIC.com.br
com informações da Defesa Civil
Publicado em 10 fev 2023, às 17h52. Atualizado às 18h06.

As fortes chuvas que caíram sobre diversas regiões do Paraná na tarde desta sexta-feira (10) causaram uma série de problemas para moradores de cidades como Curitiba e Cascavel. As ocorrências mais comuns foram quedas de árvores e destelhamento de residências, ocasionados pelos fortes ventos.

Leia mais:

Em Curitiba, a estação meteorológica da Defesa Civil, localizada no bairro Batel, registrou uma precipitação acumulada de 15,4 mm de chuva em um período de apenas duas horas. E a estação do Simepar, que fica no Jardim das Américas, registrou rajadas de vento de 26,6 km/h.

Ao longo desse período a Defesa Civil recebeu sete chamados relatando quedas de árvores e galhos nos bairros Alto Boqueirão, Batel, Cascatinha, Ganchinho, Santa Cândida e São Francisco. No Alto Boqueirão houve também uma queda de fios de energia elétrica. A Defesa Civil atendeu ainda a um pedido de lona plástica para cobrir uma residência no Santa Cândida, que foi destelhada pela ventania.

Apesar desses transtornos, não há registro de pessoas desabrigadas, desalojados, ou feridos.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC está em alerta, e informa que há previsão de chuvas localizadas para o período da noite em Curitiba, e permanece, juntamente com as Administrações Regionais, em constante monitoramento para as possíveis ocorrências que possam vir a ocorrer.

Temporal em Cascavel

Em Cascavel, no Oeste do estado, a Defesa Civil local presta suporte à comunidade das regiões mais atingidas pelo temporal que caiu sobre a cidade também nesta sexta-feira. Os servidores atenderam cinco ocorrências de destelhamentos, centralizados nas regiões dos bairros Guarujá e Alto Alegre.

A Defesa Civil também recebeu um chamado para avaliar uma situação de estrutura comprometida, uma vez que uma árvore caiu em cima de uma residência na Rua Graciliano Ramos. Após o trabalho de vistoria, a casa foi parcialmente interditada. A retirada da árvore é realizada pelo Corpo de Bombeiros.

Em Cascavel, os moradores podem acionar os serviços de urgência da Defesa Civil pelo telefone (45) 99103-7592.