Temporal causa alagamento e estragos em Francisco Beltrão; veja fotos
Francisco Beltrão, cidade do Sudoeste do Paraná, contabilizou prejuízos após um temporal na tarde de domingo (29). Os fortes ventos e a grande quantidade de chuva deixou ruas alagadas, árvores quebradas e residências destelhadas. A situação aconteceu menos de cinco dias após a Caixa Econômica Federal liberar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
O evento climático durou cerca de duas horas e nesse período choveu 91 milímetros. O prefeito Cleber Fontana convocou uma reunião de emergência na prefeitura com os setores da Defesa Civil, Viação e Obras, engenharia, Zeladoria Municipal e Debetran e foi formada uma força tarefa para ações que coíbam principalmente os alagamento.
Nesta segunda-feira (30), várias equipes iniciaram desobstrução de tubulações de escoamento de água. Além disso, haverá troca de tubos para melhor escoamento da água. Já foi feito o mapeamento dos locais de alagamentos onde a ação será realizada. As árvores estão sendo cortadas e removidas das vias.
Equipes realizam levantamentos dos estragos no município. Não há registro de pessoas feridas.
Saque Calamidade
Moradores de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, que foram afetados pelos alagamentos ocorridos em outubro de 2022 podem realizar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), liberado pela Caixa Econômica Federal. De acordo com o município, 3.293 pessoas que foram cadastradas pela Defesa Civil podem ter acesso aos recursos com valor máximo de retirada de R$ 6.220,00. Clique para ver as áreas contempladas.
Os saques devem ser solicitados até segunda-feira, dia 30 de janeiro, somente por meio do Aplicativo FGTS. Para ter acesso ao valor, é necessário possuir saldo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.