Temporal deixa mais de 30 mil pessoas sem luz na região Oeste do Paraná

por Aline Cristina
com Roberta Cunha
Publicado em 20 out 2022, às 11h39. Atualizado às 11h40.

A chuva que chegou durante a madrugada no Paraná deixou cerca de 90 mil pessoas sem luz. Na região Oeste algumas cidades registraram estragos e 34.424 consumidores estão sem abastecimento de luz na manhã desta quinta-feira (20). As informações são da Copel (Companhia Paranaense de Energia).

Em Toledo, uma árvore de grande porte caiu na Avenida Santos Dumont, na Vila Industrial e danificou fios de energia elétrica. As equipes da prefeitura e da Copel trabalham para remover os galhos e limpar o local.  Até o momento, 10 chamados foram atendidos pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e segundo a Copel,  1.935 estão sem energia elétrica na região de Toledo.

A situação mais grave aconteceu em Novo Sobradinho, distrito do município. No local, uma torre de internet caiu sobre um barracão, uma sorveteria foi destelhada e três postes caíram em meio a uma estrada rural. Não houve registro de pessoas feridas.

Na cidade de Marechal Cândido Rondon, que fica a cerca de 40 quilômetros de Toledo, uma árvore caiu em cima de vários automóveis. Os veículos, eram de propriedade de uma ferro velho, estavam na Rua Maceió cruzamento com a Rua Sete de setembro no bairro Alvorada. Cerca de sete automóveis foram danificados, segundo informações do Portal Marechal News.

(Árvore cai em carros | Marcio Cerny- Portal Marechal News)

Na cidade de Cascavel, casas que ficam na Rua Marfim, na região do Bairro Melissa, foram danificadas com a queda de pinheiros. Uma das residências teve a varanda danificada, e a outra ficou parcialmente destruída.  Por sorte não houve pessoas feridas.

O Corpo de Bombeiros trabalha para a remoção dos pinheiros e auxílio às famílias atingidas.  Segundo a Defesa Civil, até o momento foram registradas cinco chamados, todos na região Norte da cidade.

Paraná

Cerca de 90 mil unidades consumidoras estão sem luz devido ao temporal que atingiu todo o estado na madrugada desta quinta-feira. As regiões mais afetadas são o Centro-Sul, com 35.283 consumidores desligados, e o Oeste, com 34.424.  

740 técnicos da Copel trabalham para reconstruir a rede e restabelecer o fornecimento de energia. As equipes, que estão recebendo reforços de regiões menos afetadas, trabalham para atender 2.203 serviços emergenciais espalhados por todo estado. Do total, 1.048 estão localizados na Região Oeste.  

Os municípios com maior número de unidades consumidoras sem energia no momento são Prudentópolis, com 11.043 desligados, Palmital (4.746) e Jesuítas (3.251) no Centro-Sul,  Formosa do Oeste (3.251) e Assis Chateaubriand (3.107) na região Oeste. A grande mobilização de profissionais da companhia seguirá trabalhando ao longo do dia de hoje para que o fornecimento de energia elétrica a todos os consumidores seja restabelecido. Segundo a assessoria, pelo menos 20 postes foram quebrados com o temporal.

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de Whatsapp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.