Veja quais cuidados tomar com aproximação de ciclone no sul do País
A região Sul do país está em alerta a partir desta terça-feira (17) para o ciclone subtropical Yakecan, previsto para atingir os estados com rajadas de ventos acima de 100 quilômetros por hora. Não está previsto um grande volume de chuva. Mas o vendaval pode causar estragos.
A Defesa Civil Nacional alertou, em coletiva de imprensa com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os cuidados que a população precisa ter durante o fenômeno:
- Evitar sair de casa;
- Buscar locais protegidos;
- Se informar sobre a previsão dos ventos;
- Desligar a energia da tomada;
- Fechar a saída de gás do botijão.
As rajadas de vento podem causar quedas de árvores, postes e destelhamento de residências, causando interrupção da energia elétrica. A Defesa Civil informa, ainda, que em casos de emergência os moradores devem ligar para o telefone 199 e para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
- Leia mais: Ciclone na Região Sul do Brasil pode se tornar um furacão? Entenda
- Confira: Ciclone Yakecan atinge o Brasil por volta de meio-dia desta terça-feira (17)
Além dos estados da região Sul, São Paulo também poderá ser atingido pelo ciclone. Para receber alertas por meio de SMS, a população deve cadastrar os telefones celulares por meio do envio de mensagens de texto para o número 40199, com o CEP da região onde mora. A cada 12 horas, Inmet irá publicar um boletim com atualizações sobre o fenômeno.