Ventos no Oeste: Cooperativa suspende abate de aves após temporal
A Cooperativa C. Vale, de Palotina, no Oeste do Paraná precisou suspender o abate de frangos nesta sexta-feira (25), devido aos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região na tarde de quinta-feira (24).
Os fortes ventos que atingiram a cidade deixaram prejuízos na cooperativa e também em residências do município. Vídeos divulgados na internet mostram o momento em que o temporal chegou na cidade.
Um dos maiores estragos foi a queda e quebra de diversos postes de energia, na Avenida Arisvolado Bitencourt, que dá acesso ao abatedouro.
A cooperativa e o Sintrascoopa (Sindicato dos Trabalhadores e Cooperativa Agrícola Agropecuária Agroindustrial de Palotina) informaram por meio de nota que o dia não trabalhado na sexta-feira (25) será trocado pelo sábado (26).
Na cidade vários galhos de árvores quebram, inclusive um deles caiu em cima de um veículo gol que estava estacionado.
Segundo o relatório do 4ª Grupamento de Bombeiros, quatro residências ficaram destelhadas e precisaram de auxílio com lona. Uma escola do município também teve parte da cobertura danificada.
Outras cidades da região também foram castigadas pelos fortes ventos. Vários atendimentos foram realizados pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Em Pato Bragado, 150 pessoas foram afetadas pela chuva. Em Toledo e Marechal Cândido Rondon, o temporal também deixou estragos.
Na cidade de Cascavel os ventos chegaram a quase 107 quilômetros por hora. Mesmo com as fortes rajadas que foram registradas no município segundo o relatório, duas casas foram destelhadas e algumas árvores caíram.
Na região da Fronteira, na cidade de Foz do Iguaçu, algumas quedas de árvores foram registradas pela cidade, além de alagamentos de ruas e casas, que ficam em fundos de vale.
Em São Miguel do Iguaçu houve registro de granizo que causou alagamentos e destelhamentos. Cerca de 100 pessoas foram afetadas.
Energia elétrica
Segundo a Companhia de Energia Elétrica (Copel) até o começo da manhã desta sexta-feira (25), 10.358 consumidores estão sem luz.
Os municípios com maior número de desligados, no momento, são Três Barras do Paraná, com 1.501 imóveis sem energia, Boa Esperança do Iguaçu, com 1.065 e Cascavel, com 740.
As equipes estão em campo para que a energia seja restabelecida o mais rápido possível. Um dos principais desafios das equipes, segundo a assessoria da companhia, é que os desligamentos estão espalhados em diversas localidades e totalizam mais de mil serviços.
Previsão
Segundo o Simepar, a sexta-feira vai ser de tempo instável e pode chover a qualquer hora do dia, no entanto com menos intensidade. A chuva se distribui em todas as regiões do Estado.