VÍDEO: Rio Nhundiaquara transborda e chuvas causam alagamentos em Morretes
As chuvas intensas que atingiram o Litoral do Paraná causaram estragos em Morretes entre esta terça-feira (3) e a quarta-feira (4). O Rio Nhundiaquara transbordou, diversos pontos da cidade ficaram alagados e a Estrada da Graciosa foi interditada totalmente pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR). Uma família precisou ser retirada de casa e levada para um abrigo.
Leia mais:
- Acidente entre ônibus e carreta na BR-277 deixa um morto e seis feridos, em Guarapuava
- Carro com 5 pessoas bate e capota no Paraná; rapaz de 18 anos teve traumatismo craniano
- VÍDEO: Pai que espancou as filhas em praia se pronuncia: “Não sou monstro”
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), somente nesta terça-feira o acumulado de chuva foi de 26,8mm no dia. Ainda na terça, a Prefeitura de Morretes informou que um fenômeno chamado cabeça d’água e o “aumento rápido e repentino do nível dos rios na região de Porto de cima” causaram alagamentos na comunidade, mas que as águas já tinham começado a baixar.
Um morador da região, Júlio Shingo Junior, flagrou o momento em que o Rio Nhundiaquara transbordou, atingindo ruas e imóveis ao redor. Veja o vídeo impressionante:
Segundo a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, as chuvas atingiram principalmente Matinhos, Guaratuba e Morretes, no Litoral. Em Guaratuba, somente as ruas ficaram alagadas. Em Matinhos, quatro residências tiveram o telhado danificado e os moradores receberam lonas para evitar estragos maiores.
Morretes foi a cidade mais afetada, segundo a Defesa Civil, com rios que transbordaram e chegaram até algumas casas. Somente uma família de argentinos, que estava hospedada nas proximidades de um dos rios, precisou ser retirada da residência e encaminhada para um abrigo pela Defesa Civil de Morretes. Não houve registro de feridos.
As equipes da Defesa Civil também atuam na limpeza da Estrada da Graciosa, interditada por causa de deslizamentos. Conforme informações da Prefeitura, a rodovia deve ser liberada ainda nesta quarta-feira (3).
A Defesa Civil acompanha a situação com os municípios, já que ainda chove em algumas regiões nesta quarta-feira. A Defesa Civil segue monitoramento e, caso necessário, envia alertas para a população e auxilia no atendimento de possíveis ocorrências.