Flores comestíveis são comuns na alta gastronomia, utilizadas em receitas para turbinar e colorir o menu. Para quem quer conhecer as flores e se aventurar na cozinha, primeiro é necessário saber que nem toda flor é possível consumir, inclusive, algumas são tóxicas.
Saiba mais sobre a variedade de flores comestíveis!
Flores no hortifruti
Essa grande tendência da horticultura vem ganhando espaço no meio gastronômico. A ideia é que elas garantam cada vez mais seu retorno às feiras e deixem de ocupar apenas as floriculturas.
Onde usar flores comestíveis?
Seja em saladas, pratos salgados, doces ou bebidas, elas são ótimas para decorar os pratos, mas também para torná-los mais nutritivas. A maior parte das espécies possui alta quantidade de nutrientes, buscando uma alimentação equilibrada e saudável.
Como plantar
A única diferença em relação a outros tipos de plantas é forma de adubá-las, pois as folhas e a terra das flores comestíveis precisam de adubos diferentes.
- Folhas: utiliza adubo líquido – pode ser feita a cada 15 dias com um borrifador
- Terra: utilizada adubo granulado – deve ser aplicado a cada 40 dias
Agora, conheça algumas flores comestíveis:
Amor-perfeito
É chamada de tricolor e erva-trindade, levemente adocicada. Pode ser utilizada em saladas, sopas, bebidas e manteigas.
Capuchinha
Usada em muitos pratos brasileiros, ela é rica em vitamina C, serve de enfeite ou como tempero fresco. Seu sabor é picante, por isso, é bastante utilizada em saladas verdes.
Hibisco
Muito conhecido para fazer chás, tem sabor cítrico e é ótimo para incrementar bebidas, xaropes e saladas. Cai muito bem em geleia.
Violeta
Serve para decoração, aromatização de manteigas e cristalização. É ideal para bolos, doces e sorvetes.
Lavanda
Calmante natural, a lavanda tem um toque de sabor cítrico. Muito utilizada em chás e bebidas, podendo ser consumida também em biscoitos, bolos, sorvetes e até mesmo no vinho.
Rosa e Mini Rosa
As rosas e mini rosas são ótimas para decoração. Elas são ricas em vitaminas, além de perfumadas. Combinam com bolos, cremes, conservas, mousses e suco de frutas.
Flor-de-cebolinha
É indicado para pratos salgados, como saladas, risotos e carnes. Seu sabor lembra alho e cebola.
Há uma infinidade de flores comestíveis que agradam os nossos olhos e o paladar.