Domingo (7) será de manifestações pró Lula e pró Lava Jato em Curitiba

Publicado em 6 abr 2019, às 00h00.

Duas manifestações estão agendadas para este domingo (7), em Curitiba. Organizadas por grupos opostos, os manifestos são um a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que completará um ano de prisão, e um pró operação Lava Jato, que entre as reivindicações pede pelo impeachment do ministro Gilmar Mendes.

Além de Curitiba, outras cidades pelo Brasil possuem manifestações programadas. 17 capitais e 15 países já confirmaram ações pró Lula. Enquanto que mais de 45 cidades, segundo os organizadores, preparam ações a favor da Lava Jato.

LEIA TAMBÉM: Cidade paranaense tem eleição para prefeito neste domingo (7)

Lula completa um ano de prisão

Embora outras capitais também organizem manifestações na data que marca um ano da prisão do ex-presidente, Curitiba será ponto principal. Visto que Lula está detido na capital paranaense.

Lula foi preso em 07 de abril de 2018 (FOTO: DREAMSTIME)

O ato em defesa do ex-presidente está programado para este domingo (7), 11h, na Vigília Lula Livre, que é um terreno localizado ao lado da sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba. O início da concentração está marcado para às 6h30 e deve ser encerrado até às 14h.

A expectativa é de um grande público no ação, por isso a Polícia Militar deve bloquear ruas no entorno da PF.

Concentração pró ex-presidente será na Vigília Lula Livre (FOTO: DREAMSTIME)

Manifestantes querem ‘salvar a Lava Jato’

Por outro lado, manifestantes se organizam para um protesto em defesa da operação Lava Jato. O movimento, que será realizado neste domingo (7), às 15h, no Calçadão da Rua XV de Novembro, ganhou o nome nas redes sociais de “Vem Pra Rua Salvar a Lava Jato”.

Entre os objetivos da manifestação estão a manutenção da prisão dos condenados em segunda instância e também o impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. No grupo que organiza o protesto, o posicionamento é “contra a sabotagem na Lava Jato” e pedem a “limpeza no Supremo Tribunal Federal”.

Manifestação pró Lava Jato será no período da tarde (FOTO: DREAMSTIME)

A concentração da manifestação será na Boca Maldita.

LEIA TAMBÉM: Estado e Ministério da Economia atuam contra trabalho infantil