A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou no dia 18 de novembro, até o dia 30 de novembro acontece a segunda fase da campanha, que almeja a vacinação das pessoas com idade de 20 a 29 anos. Entenda todos os detalhes sobre o sarampo e a campanha!

O que é o sarampo, sintomas e tratamento

O sarampo é uma doença infecciosa grave, que se não for tratada pode ser fatal. A transmissão é feita pelo ar, quando o doente tosse, respira, fala ou espirra próximo de outras pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa infectada por transmitir a doença para cerca de 90% das pessoas que estiverem ao seu redor.
Os principais sintomas do sarampo são:
  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;
  • depois de 3 ou 5 dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás da orelha, depois pelo corpo todo;

A única forma de tratamento do sarampo é a vacinação. Os tipos de vacinas são:

  1. Dupla viral: protege do vírus do sarampo e da rubéola; Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
  2. Tríplice viral: protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
  3. Tetra viral: protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

Quem pode se vacinar e quantas doses

A vacinação contra o sarampo é obrigatória para todas as pessoas. Mas, existem doses diferentes dependendo da idade do cidadão. Veja abaixo:

  • Crianças de seis meses a menores de um ano, devem o tomar a “dose zero”; Depois, quando completarem um devem tomar a “primeira dose”; Por fim, quando completarem um ano e cinco meses tomam a “segunda dose” que é a última de todas para o restante da vida;
  • De 1 a 29 anos, se a pessoa comprovar as duas doses da vacinação, não precisa mais tomar; Agora, se tomou apenas uma, deve tomar a segunda dose;
  • Ainda entre as pessoas de 1 a 29 anos, os que não se lembrarem de tomar a vacina ou se não puderem comprovar, devem tomar duas doses;
  • Para o mesmo caso do último mencionado, os adultos de 30 a 49 anos, devem tomar apenas uma dose da vacina;
  • Grávidas não podem tomar a vacina contra sarampo, pois correm o risco de desenvolver a doença; Assim, é recomendado que a mulher que planeja engravidar tome todas as vacinas necessárias antes.

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em 2019

No dia 18 de novembro começou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Desta vez, o foco são as pessoas com idade entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico apresentado pelo Ministério da Saúde.

A princípio, são mais de 9 milhões de adultos jovens não vacinados contra a doença ou com o esquema vacinal incompleto, que deve ser com duas doses da vacina. A campanha, que faz parte das ações do Movimento Vacina Brasil, encerra-se no dia 30 de novembro, no mesmo dia que acontece o dia D.

Diretor do Centro de Epidemiologia explica a importância da vacina

O programa Paraná no Ar recebeu o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretária de Saúde, Alcides de Oliveira, ele destaca alguns pontos que realçam a importância da vacina contra o sarampo, principalmente, entre os adultos jovens de 20 a 29 anos de idade.

Para adquirir a vacinação do sarampo basta comparecer a uma unidade de saúde, o Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente. Fique atento aos sintomas e confira na sua carteirinha de vacinação se já está protegido, caso não esteja, procure o quanto antes o posto de saúde mais próximo de você!