Cerca de 100 famílias ocupam área de preservação em Araucária. Assista!
A Guarda Municipal de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, está atuando na desocupação de uma área invadida na cidade, na tarde deste domingo (23). O endereço da ocupação irregular é um alagado da Rua Por do Sol, no bairro Capela Velha, no município, que pode rapidamente inundar caso a barragem próxima tenha problemas e rompa.
Conforme o coordenador da GM local, Antônio Edson, as famílias já haviam ocupado este mesmo endereço durante a semana, mas foram retiradas. Neste domingo, voltaram e rapidamente ergueram dezenas de casas de madeira.
A Guarda Municipal, diz o coordenador, foi chamada para atuar na desocupação não por ser uma área privada invadida irregularmente. Mas sim porque é uma área de preservação próximo a uma barragem que, se tiver algum problema e romper, irá alagar e devastar muito rápido toda a região. Há um acordo judicial impedindo a ocupação.
As famílias dizem que estavam em outra área de invasão há sete meses. Porém se mudaram porque todas as casas estão sendo destruídas. Há cerca de 100 famílias na nova ocupação, com muitas crianças e cidadãos venezuelanos.
Assista as imagens da desocupação: