Ricardo Barros (PP) comenta sobre mudanças na Reforma e destaca "centrão é a solução"

Publicado em 3 jun 2019, às 00h00.

O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) esteve nesta segunda-feira (3) no RIC Mais Notícias, da rádio Jovem Pan Curitiba, para falar sobre a Reforma da Previdência. Durante a conversa, o parlamentar afirmou que a mudança é imprescindível para a melhora da economia do país. (Assista abaixo na íntegra)

Reforma da Previdência: confira todas as entrevistas da bancada paranaense

“Eu sou a favor de nós organizarmos as contas públicas no Brasil. O que é minha especialidade, inclusive, no Congresso Nacional é o orçamento da União. […] O Brasil precisa de fato resolver a sua liquidez de longo prazo. Nós estamos há mais de cinco anos dando déficit: arrecadando menos do que nós gastamos no dia a dia”, declarou.

Reforma da Previdência

Conforme o deputado, o texto precisa ser debatido e alterado em alguns pontos. Em relação a benefícios a pessoas que nunca contribuíram, Barros questiona a proposta, entretanto, acredita que não será alterado.“Eu acho que haverá uma resistência muito grande no BPC, que é o Benefício de Prestação Continuada, que é um pagamento que o governo faz para pessoas que não contribuíram”, conta.

“Então um cidadão que ganha um salário mínimo, trabalhou 35 anos contribuindo, vai se aposentar com salário mínimo e aquele que não trabalhou, não contribuiu, vai se aposentar com um salário mínimo também. Esse foi o questionamento e por isso o governo propôs uma redução para quem nunca contribuiu, mas isso acho que não vai passar, vai ficar um salário mínimo piso para os benefícios”, comenta o parlamentar.

Representante do “Centrão”

Integrante do Partido Progressista, Ricardo Barros se posiciona como membro do chamado “centrão” – partidos com posicionamentos distintos da esquerda e da direita. Questionado sobre o papel dessa posição, o parlamentar acredita que, ao contrário dos ataques que sofrem inclusive do governo federal, o centrão é a solução para o país.

“São partidos de centro com posicionamentos distintos da esquerda e da direita, com outra visão de política para o país, outro programa partidário e votam dentro da sua visão. O centrão não é problema nenhum, o centrão é a solução. Sem os votos do centrão nada vai ser aprovado”, destaca Barros.

“A esquerda tem que parar de propor coisas que não são boas para o Brasil, o Brasil não será um país comunista. E a direita, também tem que parar de propor coisas da pauta de costumes, extremamente conservadora, eu até sou dessa ala mais conservadora, mas isso precisa ser consensuado no senado”, ressalta o parlamentar.

Série Reforma da Previdência no RIC Mais Notícia

O parlamentar é o terceiro político da bancada paranaense que é convidado pelo programa para conversar sobre as mudanças previstas. Confira as outras entrevistas já feitas sobre a Reforma da Previdência: