A 37ª edição do Show Rural Coopavel, realizada em Cascavel, Oeste do Paraná, tem apresentado diversas inovações para o agronegócio. Essas exposição serão um dos destaques do RIC Notícias Noite desta quinta-feira (13).

Entre essas apresentações, dezesseis startups de nove municípios têm exposto suas soluções inovadoras.
Exemplos são o software de cálculo e gestão de emissões de gases de efeito estufa, detector de incêndio para secadora de grãos e relógio específicos para frigoríficos.
Parte desses expositores fazem parte do programa Paraná Anjo Inovador. Em duas edições, o programa destinou R$ 37 milhões a 148 empresas para apoiar criação de produtos, serviços e processos inovadores.
Uma das empresas participantes do balcão de exposição foi a Ingee Inovação Sustentável, de Curitiba, criadora do software de cálculo e gestão de emissões de gases de efeito estufa para cooperativas, indústrias e organizações.
A co-fundadora da empresa, Jéssica de Miranda Paulo, comemorou a experiência positiva e a oportunidade de participar do Show Rural Digital pela primeira vez.
“A feira tem nos proporcionado conexões com potenciais clientes e parceiros, além de permitir que conheçamos as tendências de descarbonização que o Paraná está fomentando para aprimorarmos nosso negócio dentro das necessidades do agro. Espaços como esse promovem a inovação e o desenvolvimento sustentável”.
Além do detector de incêndio para secadora de grãos e relógio específicos para frigoríficos, a Pigma Desenvolvimentos, de Toledo, apresenta, também, um dispositivo de massagem para porcas durante o partos.
Fundador da empresa, Marcelo Augusto Hickmann destacou as oportunidades de networking e negócios que o evento possibilita.
“Essa experiência junto com a SEI foi muito importante para conhecermos outras empresas que também foram contempladas no Anjo Inovador, sendo um ponto de networking e de conhecimento. Isso só fortalece o ecossistema de inovação, fortifica os laços e favorece o desenvolvimento de novas tecnologias também.”
O Show Rural Coopavel é uma das maiores feiras de agropecuária da América Latina. Em 2024, o evento contou com um público de 391 mil pessoas e movimentou R$ 6,1 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras).
Em 2025, são 600 expositores de empresas nacionais e internacionais de diferentes áreas da cadeia do agronegócio. A expectativa é que mais de 360 mil pessoas participem do evento que acontece em um espaço de 720 mil metros quadrados.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui