32º Festival de Curitiba termina com arte e representatividade brasileira
No domingo (7) aconteceu a última apresentação do 32º Festival de Curitiba. Além da capital, o festival também passou por cidades da Região Metropolitana de Curitiba, como Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais.
Seja por meio da compra de ingressos, pelo sistema “Pague o Quanto Vale” ou nas mais de 100 atrações gratuitas, cerca de 200 mil pessoas passaram pelas mostras. Dentre as atrações estavam, cursos, oficinas, palestras, lançamentos de livros e, é claro, espetáculos.
Do mundo para Curitiba
O 32º Festival de Curitiba recebeu espetáculos de todas as regiões do Brasil e até mesmo de outros países. O evento teve a participação de companhias de teatro da Argentina, Peru, Chile e Bolívia.
Contudo, um dos destaques de brasilidade no festival foi o “Eixo Amazônico”, que apresentou os bois de Parintins “Caprichoso e Garantido – O Duelo da Amazônia” para o Sul do Brasil. Junto com ritmos populares do Amazonas, o musical arrebatou o público local.
De acordo com Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba, o intercâmbio da cultura nacional é essencial. “Nosso país possui um repertório lindo, poderoso em suas mais distintas expressões artísticas”, disse. “É extremamente enriquecedor, porque essas manifestações também são nossas. Poder trazer essas referências para o Festival é fantástico, nos orgulha demais”.
Festival Para Todos
Uma das grandes novidades do 32º Festival de Curitiba foi a Mostra Surda de Teatro. Buscando reforçar o caráter de inclusão do evento, o festival apresentou sete obras como protagonistas. Além disso, apenas 30% dos espectadores eram pessoas não surdas.
Segundo Leandro Knopfholz, diretor do festival, destacou a relevância da edição para o Brasil. “Mais uma vez o Festival foi para todos: envolvemos a sociedade, entendemos o momento atual, trouxemos tendências, entramos no cotidiano e nas conversas da cidade. Chegar a 32 edições com esse vigor, força e jovialidade, acredito que é um diferencial.
Do riso à canção
Um dos grandes destaques do 32º Festival de Curitiba foi o Risorama. Comemorando seus 20 anos de comédia, conquistou os corações do público com sua mostra de humor em formato stand up comedy. Além disso, a casa ficou lotada durante todas as oito sessões apresentadas.
Por fim, a edição de 2024 do Festival de Curitiba também inovou com a Temporada de Musicais. Além dos Bois de Parintins, diversas apresentações deixaram suas marcas na audiências. Desde reverência a comunicadores brasileiros, com “Silvio Santos Vem Aí”, e performances biográficas como “Ney Matogrosso – Homem com H” e “Carmen, a Grande e Pequena Notável”, os musicais iniciaram suas jornada no Festival de Curitiba com sucesso.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.