Após polêmica por obra apagada, Prefeitura convida autor de 'Jack Bobão' a pintar novo mural
Após o dono do imóvel que estampava a tradicional pintura urbana conhecida como ‘Jack Bobão’ ser multado pela Secretaria Municipal do Urbanismo e decidir apagar a obra, a Prefeitura de Curitiba anunciou, nesta sexta-feira (12), que o autor da pintura foi convidado a refazer o painel ou produzir uma nova obra. A divulgação foi feita após uma polêmica nas redes sociais, em que muitas pessoas questionaram a ação do Município e lamentaram a medida.
Leia mais:
- Preços da gasolina e do etanol voltam a subir nos postos do Brasil, diz ANP
- Site falso da Prefeitura de Londrina gera confusão nas redes sociais
Com a repercussão, o prefeito Rafael Greca se encontrou com o artista Celestino Dimas, que pintou o mural na lateral do prédio localizado na Rua XV de Novembro, perto do Teatro Guaíra, há quase 10 anos. “Eu te chamei aqui para dizer pessoalmente que gostava muito da sua pintura, que infelizmente foi apagada, e gostaria que você refizesse a pintura ou mesmo uma nova”, disse Greca. A Prefeitura confirmou que o mural foi apagado nesta semana após uma ocorrência com a Secretaria Municipal do Urbanismo.
Jack Bobão fazia referência ao clássico filme de terror O Iluminado, de 1980. Trazia uma imagem de Jack Nicholson, protagonista do filme, e a frase “só trabalho sem diversão faz do Jack um bobão.” A obra é de 2013 e na época foi executada dentro de um edital do Mecenanto do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.
Em conversa com Greca, o artista afirmou que ficou feliz com o convite. “Não esperava essa atitude e será mesmo um prazer em fazer esse novo painel”, comentou. No encontro, o artista disse que o acordo com o proprietário era deixar a pintura do Jack Bobão na parede do prédio por dois anos. “Como ele (proprietário) é cinéfilo acabou deixando a pintura lá por quase nove anos, mas agora seria interessante renovar o tema”, afirmou Dimas.
O mural do ‘Jack Bobão’ já havia se tornado um marco de Curitiba e agora será substituído. Segundo a Prefeitura, o novo painel será feito dentro do edital de credenciamento lançado pela Fundação Cultural de Curitiba em outubro.