"Avatar", "Top Gun" e "Elvis" são indicados ao Globo de Ouro
Por Lisa Richwine e Danielle Broadway
LOS ANGELES (Reuters) – “Avatar: O Caminho da Água”, “Top Gun: Maverick” e “Elvis” foram indicados para Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro no próximo mês, quando a cerimônia retornará à televisão após um ano fora em razão de um escândalo de diversidade e ética.
“Os Banshees de Inisherin”, indicado para Melhor Filme de Comédia ou Musical, liderou todos os filmes com oito indicações nesta segunda-feira de membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, o grupo que distribui os Globos e anuncia as indicações.
As sequências de “Avatar” e “Top Gun” enfrentarão “Elvis”, o filme semiautobiográfico de Steven Spielberg “Os Fabelmans” e “Tar”, a história de uma maestra manipuladora, pelo prêmio máximo de Melhor Filme de Drama.
“Banshees”, uma comédia de humor negro sobre um homem tentando consertar uma amizade, competirá com “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, “Babilônia”, “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” e “Triângulo da Tristeza”.
O Globo de Ouro é conhecido como uma cerimônia reluzente que dá início à temporada de premiações de Hollywood e ajuda a impulsionar os indicados e vencedores em sua busca pelo Oscar.
Mas o Globo foi abalado depois que uma investigação do Los Angeles Times em 2021 analisou práticas da associação e revelou que a organização não tinha membros negros. Tom Cruise devolveu suas estátuas do Globo de Ouro em protesto, e a emissora de longa data NBC cancelou a transmissão de 2022.
A rede de propriedade da Comcast concordou em transmitir o Globo de Ouro novamente em 2023, depois que a organização fez reformas. A cerimônia acontecerá em 10 de janeiro e também será transmitida pelo Peacock.
Os indicados a Melhor Ator incluem Austin Butler, por sua interpretação da lenda da música Elvis Presley, Daniel Craig, por “Glass Onion”, e Colin Farrell, por “Banshees”.
Cate Blanchett foi indicada como Melhor Atriz de Drama pelo papel principal em “Tar”, ao lado de Viola Davis em “A Mulher Rei” e Ana de Armas, por interpretar Marilyn Monroe em “Blonde”.
Nas categorias de televisão, a comédia “Abbott Elementary” recebeu oito indicações, seguida pelo drama da família real britânica “The Crown”.
A Searchlight Pictures, de propriedade da Walt Disney Co., liderou todas as distribuidoras de filmes com 12 indicações. Nas categorias de televisão, a HBO Max, da Warner Bros Discovery, e Netflix Inc. ficaram empatados com 14 indicações cada.