Os castelos humanos foram declarados patrimônio da humanidade pela Unesco

A atração cultural acontece em várias cidades da Espanha durante o mês de agosto

Força, equilíbrio e paixão. As ruas de Barcelona, na Espanha, foram tomadas por milhares de pessoas que acompanham até domingo (21) a festa mais tradicional da Catalunha.

Os Castellers é o nome dado ao grupo de pessoas que realizam construções humanas parecidas com castelos. Os castelos humanos foram declarados patrimônio da humanidade, pela Unesco no verão de 2010.

A tradição cultural está dentro da chamada “Festa de Gràcia” que este ano deve receber meio milhão de pessoas. A velha praça medieval ficou pequena na primeira apresentação que aconteceu ontem para uma multidão que aguardava desde cedo pelos casteleiros.

“É uma festa para toda família, até porquê os castellers tem famílias inteiras, pessoas aqui do bairro, de todas as idades”, conta Jorge Suarèz, que participa há 19 anos.

É um verdadeiro encontro de famílias e vizinhos que treinam os filhos desde pequenos para aprender como subir na torre. Eles começam formando a base, geralmente com homens mais fortes que se reúnem no formato de um grande círculo que serve como uma escada para quem for subir e compor os andares do castelo.

Suarèz explica que a base de cada castelo é composta por cerca de 80 homens. “A base mantem o equilíbrio e garante segurança durante a desmontagem da torre”, conta emocionado.

A torre só estará concluída quando uma criança subir até o topo e saudar a multidão que imediatamente vibra com euforia.

Um dos grupos mais tradicionais e vendedores de muitos concursos nacionais, os “Castellers de la Vila de Gràcia”, bateu seu recorde fazendo um castelo de seis andares.

A tradição cultural acontece em várias cidades da Espanha durante o mês de agsto.