Sustentabilidade e meio ambiente são temas comuns que tem conquistado um espaço cada vez maior na mídia. O motivo não se deve somente à sequência de desastres ambientais que vem ocorrendo em todo o mundo. Ele também é uma consequência da mudança de comportamento em relação à produção e consumo, discussão sustentada principalmente pelas gerações mais novas.
Mesmo com essa visão mais racional em ascensão, ainda há quem acredite que adotar posturas mais conscientes é difícil ou caro. Ou pior: que isso é um papel restrito a instituições privadas ou do estado.
O primeiro passo para mudança é a compreensão de que essas ideias são mitos. A responsabilidade por manter os recursos dos planetas para o futuro cabe a todos. Logo, com pequenas mudanças de hábito, é possível fazer a diferença. Confira nossas dicas para saber como.
1. Separe o seu lixo
Dar o destino correto aos resíduos ajuda na preservação do meio ambiente. Lembre-se de separar orgânicos de recicláveis, bem como realizar descartes especiais caso o material exija (remédios, pilhas, lâminas, etc).
2. Diminua o uso de plástico
O plástico é o material encontrado em maior abundância nos mares e oceanos de todo mundo. Isso é tanto um problema relacionado à poluição quanto um risco para o ecossistema, já que os animais que habitam esses locais têm morrido por essa causa. Logo, sempre que possível, dispense sacolas plásticas e evite comprar itens repletos de embalagens.
Sustentabilidade: Artista plástico transforma lona usada em sacolas
3. Apague as luzes e feche as torneiras
O desperdício é um problema que demora a ser resolvido, mesmo que não faltem campanhas em escolas, empresas e outras instituições acerca desse tema. É preciso ser ativo para combatê-lo, apagando luzes sempre que verificar que o ambiente não está sendo utilizado, assim como usar apenas a quantidade de água necessária.
4. Reutilize
Diminuir o consumo é pensar de forma sustentável. Corte a compra de itens supérfluos e sempre que identificar uma necessidade, verifique se não há como supri-la de outra maneira que não seja por meio da aquisição. Por exemplo: se você deseja trocar a decoração da sua casa, por que não trocar com alguém interessado ou reformá-los? O DIY pode ajudar nessa tarefa.
5. Use mais transporte público
A cada novo carro inserido no trânsito se aumenta a emissão de gás carbônico, gerando aquecimento na atmosfera, rompimento da camada de ozônio e piora no chamado efeito estufa. Mesmo que seja mais confortável, para a saúde também não há qualquer benefício, já que a inalação de gases tóxicos em frequência diária só agrava as situações em que o indivíduo possui problemas respiratórios.
Boa parte das cidades dispõe de uma rede de transporte público. Em cidades maiores, também há alternativas, como caronas compartilhadas e deslocamento por bicicletas.
RIC Play apresenta – Programa de Estimação: animais e meio ambiente