Curitiba 331 anos: conheça as personalidades da cidade

por Jessica de Holanda
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 29 mar 2024, às 05h00. Atualizado em: 28 mar 2024 às 22h20.
POST 5 DE 7

A capital paranaense comemora 331 anos nesta sexta-feira (28). Como curitibano ou até mesmo turista, muita gente já deve ter visto algumas personalidades da cidade que chamam atenção por aí. Dessa forma, confira quem são elas:

Oil Man

Nelson Rebello, mais conhecido como Oil Man, tem 63 anos e é conhecido por andar de bicicleta apenas de sunga e óleo pelo corpo pelas ruas da capital desde 1997. A personalidade é formada em ciências biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor aposentado. Além de andar de bicicleta, ele gosta de praticar exercícios físicos e esportes, como basquete. Apesar de ser morador do bairro Bacacheri, o ponto turístico favorito dele é a Rua XV de Novembro.

Borboleta 13

A comerciante Teresinha Leonice Hevane dos Santos, morreu no dia 29 de agosto de 2022. Contudo, ela foi uma das figuras mais conhecidas dos curitibanos. Com gritos de “olha a cobra, corre hoje” e “borboleta 13”, Teresinha vendeu por quatro décadas bilhetes de loteria no calçadão da Rua XV de novembro.

Plá

Famoso artista de rua da cidade, Ademir Antunes (o Plá), nasceu em Santa Catarina, em Campo Belo do Sul, e mudou-se para Curitiba em 1976. No início dos anos 80, ele concluiu a graduação em música pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Cantor independente, Plá tem mais de 60 CD’s gravados com músicas autorais e costuma estar cantando pelas ruas do Centro. Por fim, em 2019, um documentário falou sobre a vida da persona: Plá Rock’n Roll – O Filme.

Estátua Viva da XV de Novembro

Leonir Carvalho, de 43 anos, é a estátua viva da XV de Novembro. Do interior do Paraná, ele faz a estátua viva há 23 anos. Apesar de ficar parado, as pessoas que passam pelo local tem diversas reações, desde se assustar, até fazer alguma graça para ver se o homem ri. Ele já chegou a ficar cinco horas imóveis até alguém passar e colocar uma nota ou moeda na cesta de arrecadação.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.