Educação financeira: conheça 3 livros que vão mudar sua visão

por Carol Machado
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Iláides
Publicado em 6 fev 2020, às 00h00.

Segundo a Serasa Experian, aproximadamente 63,4 milhões de brasileiros estão inadimplentes, por isso a importância de bons conteúdos sobre como administrar bem das finanças do indivíduo e da família, que sejam acessíveis a todos os públicos.

Educação financeira

Na lista dos dez livros mais vendidos em 2019, compilada pela consultoria Nielsen, sobre obras de não ficção, quatro são sobre educação financeira – o que constata que os brasileiros estão em busca de mais informação sobre planejamento financeiro e investimentos.

Cuidar melhor do próprio dinheiro é necessário, principalmente em uma época de crise econômica onde o desemprego atinge cerca de 12 milhões de pessoas, segundo IBGE.

As escolas brasileiras devem implementar esse ano a educação financeira como tema transversal na grade curricular, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma vitória importante para a educação do país, que aponta a necessidade de uma reestruturação no ensino, desde o ensino fundamental ao ensino superior, e uma forma de construir adultos mais conscientes em relação aos seus gastos e aos seus ganhos.

Livros podem te ajudar a solucionar seus problemas financeiros

Pensando nisso, o Book Advisor Eduardo Villela, selecionou três livros sobre finanças, todos editados por ele, que vão ajudar a mudar a visão dos leitores sobre como podem cuidar do dinheiro de forma positiva e saudável, evitando tomar decisões financeiras desfavoráveis. Confira:

  • Cinco Investimentos Que Garantem O Seu Futuro – Neste livro, você vai aprender sobre as diferentes aplicações disponíveis para fazer o seu dinheiro crescer. “O autor explica ao leitor, de um jeito agradável, prático e dando vários exemplos, como investir em fundos DI, CDBs, LCAs, LCIs, Debêntures, COEs, títulos públicos, fundos imobiliários, previdência privada e mercado de ações. Além disso, ele discute qual parcela de seu dinheiro o investidor deverá destinar para cada um desses produtos financeiros, de modo a alcançar ótimos resultados ao combiná-los. “, argumenta Eduardo.
  • Decisões Econômicas: Você já parou para pensar? – Esse livro foi feito pra quem quer aprender sobre o mundo das finanças de uma forma mais descontraída e divertida, do ponto de vista da psicanalista e psicóloga econômica Vera Rita de Mello Ferreira. “O foco do livro é mostrar como a mente das pessoas funciona quando pensam sobre gastar e investir, ou seja, quando precisam tomar decisões relacionadas ao dinheiro . É uma leitura que revela a influência das nossas emoções ao lidarmos com o dinheiro. “, enfatiza o Book Advisor.
  • Finanças Para Empreendedores e Profissionais não Financeiros – Conhecer o essencial dos números ajuda muito os empreendedores, os profissionais liberais e os profissionais autônomos a administrarem melhor suas empresas e carreiras, tomando decisões mais estratégicas e eficazes em suas atividades profissionais, assim como no melhor aproveitamento de oportunidades de negócios. . “Para dominar os números de uma empresa e usá-los para embasar boas decisões de negócios no dia a dia, o leitor não precisa ter formação técnica em Contabilidade e Finanças. Gustavo Cerbasi foi muito feliz ao escrever um livro que ensina os fundamentos básicos das finanças de uma empresa de uma maneira clara, simples e envolvente”, finaliza Villela.

O Serasa, oferece um serviço para quem quer limpar o nome. A pessoa negativada pode acessar o site e consultar suas dívidas e ver as opções de pagamento disponíveis.