Festival de Dança de Londrina retoma atividades e convoca grupos para evento
Após dois anos sem atividades presenciais, o Festival de Dança de Londrina, no Norte do Paraná, anunciou a realização do cortejo “Festival de Dança Convida à Vida”, que será feito em um sábado, no dia 13 de agosto. O evento contará com alas organizadas por grupos artísticos, alegorias e coreografias itinerantes, conduzidas por uma banda. Para participar, é necessário se inscrever no site do festival até 24 de julho.
Podem participar coletivos de dança de Londrina e da região metropolitana. Além da dança, outras linguagens relacionadas com a arte do movimento também podem ser inscritas.
A seletiva vai escolher 12 coletivos para participar do evento. Os critérios de seleção serão o histórico de atuação artística na cidade, representatividade da linguagem e número de integrantes. Cada grupo deve receber um cachê de 3 mil reais para organizar a ala e custear a produção. Além disso, terão acesso a uma oficina de estandartes com o objetivo de orientar a realização de peças exibidas no desfile.
O idealizador do evento, Renato Forin Jr, ressalta a importância do festival.
“Após um momento histórico desafiador para todos nós, é hora de celebrar a persistência da vida, a presença do corpo, a resistência coletiva e a potência da arte do movimento no cotidiano”.
explica Renato Forin Jr., idealizador do cortejo e curador do evento.
- Leia também: Soldado morre durante treinamento da Polícia Militar
Além da inscrição servir para ter acesso à seleção, também é uma forma de mapear profissionais da área em atividade, segundo a coordenadora geral e curadora do Festival, Danieli Pereira. O projeto é uma realização da Associação dos Profissionais de Dança (APD) de Londrina, com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).