Filme conta dificuldades enfrentadas por ex-usuários que tentam largar o vício (Foto: Divulgação)

Documentário será apresentado no sábado (24) às 19h e a entrada é gratuita. Especialistas e familiares falam sobre os problemas causados pela doença

A Cinemateca de Curitiba exibe neste sábado (24) o documentário “Cicatrizes – os caminhos entre a dependência e a cura”. A apresentação será às 19h e a entrada é gratuita. 
Produzido pelos jornalistas André Lee, Daiane Baú e Tamara Dalcanale, o filme aborda os obstáculos e dificuldades encontradas por ex-dependentes químicos ao deixar o mundo obscuro das drogas. 
A história principal, que narra a trajetória de Ana Cristina dos Anjos, é circundada de depoimentos emocionantes sobre o assunto. Especialistas, psicólogos e familiares relatam os problemas que a doença causa para a saúde e a sociedade em geral.
De acordo com o jornalista André Lee, a principal mensagem do filme é de que a doença merece ser tratada como tal. 
“Passei a olhar a dependência química de uma outra maneira, o que desconstruiu todo o preconceito que já tive sobre o tema. E é justamente este o motivo da importância das pessoas irem assistir o documentário, para desconstruírem um tabu e passar a enxergar este problema de forma mais humana”, contou.
Já a produtora Tamara destacou que realizar o documentário fez com que passasse a enxergar a vida de uma nova forma. “Abriu meus olhos para todas as pequenas coisas que, por muitas vezes, deixamos passar sem dar a devida importância. Além disso, me fez admirar ainda mais cada um dos dependentes químicos que tiveram a força de vontade necessária para mudar por completo suas vidas”, disse.
A Cinemateca de Curitiba fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, no bairro São Francisco. 
 
Confira o teaser do documentário: