Folia ou sofá: Pesquisa mostra os planos do brasileiro no carnaval pós-pandemia
A expectativa de que o primeiro carnaval pós-pandemia será o momento de extravasar o período de isolamento social, ao menos, parece que não vai se concretizar. Boa parte dos brasileiros têm planos bem distantes da folia, de acordo com pesquisa realizada no país. Do total, 68% responderam que vão passar o período em casa.
A pesquisa “Pulso de Carnaval de 2023” foi feita pela empresa Hibou, de insights de mercado e consumo em parceria com B&Partners. Além dos 68% que planejam ficar em casa, 15% disseram que vão trabalhar e apenas 7% disseram que vão cair na folia.
Dentre os 7% que levam a festa a sério, 5% optaram por brincar o Carnaval em bloquinhos; 1% vão desfilar em escola de samba e outros 1% vão para baile ou festa de Carnaval.
“O Carnaval brasileiro é uma data tradicional, reconhecida mundialmente e, sendo este o primeiro após a pandemia, os brasileiros vão usar os dias de diferentes formas e há diversas oportunidades para o mercado”, comenta Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
O Bloco do Unidos do Sofá
Dentre os 68% que optaram por ficar em casa, as atividades são diversas, mas destes, 20% não querem fazer nada. Por outro lado, há quem já tenha algumas opções, como 46% que vão assistir filmes e colocar os episódios das séries em dia, um hábito que se tornou mais frequente e fortalecido durante a pandemia.