Realizado pela Aliança Francesa do Brasil, EDF Norte Fluminense, Total E&P do Brasil Ltda e Air France, o concurso tem como objetivo estimular a expressão artística por meio da fotografia, registrando, através de imagens, o olhar crítico e contemporâneo da cultura franco-brasileira, além de promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França.
Nesta quarta edição, com o tema “A vida rural na França e no Brasil, o concurso buscou privilegiar o olhar sobre a essência desses dois países para além dos cartões postais. O fotógrafo radicado em Curitiba Lucas Pontes conquistou a segunda colocação na categoria júri oficial com o projeto “Ensaio Serra Catarinense“. A série pode ser conferida aqui.
O concurso premiou ainda outros dois fotógrafos: dois eleitos pelo júri oficial e um escolhido pelo júri popular através de votação pelo site do concurso. Benoit Fournier ficou em primeiro lugar com a série “Terra d’Água” e, na categoria júri popular, venceu Fernanda de Oliveira Costa com o trabalho “Une promenade dans la campagne”.
O júri oficial foi formado por cinco membros de reconhecimento nacional e internacional na área fotográfica, entre críticos, curadores, artistas e acadêmicos. O júri popular foi composto pelo público em geral, que pôde votar pelo site do concurso.
A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu no dia 13 de novembro, no Auditório da Aliança Francesa e foi aberta ao público.
O 1° e o 2° lugar, escolhidos pelo júri oficial, receberam, respectivamente, o prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em dinheiro e o vencedor eleito pelo júri popular recebeu uma passagem aérea para Paris, ida e volta.
Além disso, os três vencedores ainda terão seus trabalhos expostos em uma galeria ou centro cultural ainda a ser definido.