A revista de quadrinhos Cidade Sorriso dos Mortos-Vivos, dos artistas gráficos Antonio Eder e Walkir Fernandes, irá ser lançada nesta sexta-feira (13), às 19h, na Gibiteca de Curitiba. As 352 páginas prestam homenagem a personalidades da cidade, como Oilman, Efigênia e Borboleta 13, tendo também presença de artistas como Paulo Leminski, Dalton Trevisan, Poty Lazzarotto e Alfredo Andersen.
O álbum conta com a participação dos principais ilustradores, quadrinistas e roteiristas curitibanos, convidados a produzir através dos seus traços uma exaltação à cultura local, às raízes e aos costumes da cidade frente a uma invasão da cultura pop, em especial da temática zumbi.
“O que nos levou a encarar esse ambicioso projeto, de reunir mais de 50 artistas na maior coletânea de quadrinhos da capital paranaense, é a oportunidade de falar de Curitiba, dentro dessa horda que invade nossa cultura. É tirar proveito de algo que vem de fora para falar de nós mesmos, o povo curitibano e, porque não, do Paraná”, dizem os idealizadores.
São exibidos na história em quadrinho lendas e crenças (como a Loira Fantasma e Maria Bueno), origens (cacique Tindiquera), medos (aranha marrom), arquitetura (pontos turísticos, ruas históricas, construções típicas da colonização) e jeito de ser (uso de palavras e expressões típicas dos curitibanos), transformando a capital paranaense em personagem vivo em cada uma das 352 páginas do livro.
Lançamento do álbum em quadrinhos “Cidade Sorriso dos Mortos-Vivos”
Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão – R. Carlos Cavalcanti, 533
Data e horário: 13 de dezembro (sexta-feira), às 19h
Entrada franca