Fringe abre inscrições para 33º Festival de Curitiba com novidades na programação

A mostra e os espetáculos de rua é uma oportunidade para artistas independentes mostrarem suas artes dentro do festival

por Jessica de Holanda
com supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 6 nov 2024, às 19h23.

O Fringe anunciou a abertura dos cadastros das companhias e dos grupos interessados em fazer parte do 33º Festival de Curitiba, que acontece de 24 de março a 6 de abril de 2025, em Curitiba e Região Metropolitana.

O fringe faz parte do festival de Curitiba
Incrições vão até dezembro (Foto: Divulgação/ Dayana Jacqueline)

Criado em 1998, o Fringe reúne diversas apresentações, como teatro, circo, dança, música, artes visuais, literatura e atividades formativas. Desde 2023, o Fringe passou a ser dividido em Espetáculos de Rua, Mostras e Circuito Independente.

As inscrições são feitas por etapas, com datas específicas para cada formato de apresentação, até o dia 4 de dezembro. Podem realizar o cadastro, companhias, grupos e produtoras ou instituições artísticas independentes e de estudantes que queiram se apresentar nos formatos “Mostras” e “Espetáculo de Rua”.

Em “Mostras” é necessário cinco atividades, com no mínimo três espetáculos, identificadas por um conceito ou tema que destaque trabalhos de linguagens ou linhas de pesquisas semelhantes. Já em “Espetáculos de Rua”, as apresentações ocorrem em logradouros públicos de Curitiba e Região Metropolitana, programados e produzidos pelo Fringe. A programação é concebida em blocos de quatro dias de apresentações.

Para os interessados em participar do Fringe dentro do “Circuito Independente”, com suas programações próprias em espaços culturais de Curitiba e região, os cadastros ocorrem de 10 de dezembro até 10 de janeiro de 2025.

Os formulários para os cadastros já estão disponíveis na plataforma Fringe. Para fazer o cadastro de propostas para Mostras, clique aqui. Já para cadastrar projetos nos Espetáculos de Rua, acesse aqui.