Londrina recebe a 44ª edição da Sessão Kinopus; veja os detalhes
O Sesc Londrina Cadeião recebe, na próxima quarta-feira (31), a 44ª edição da Sessão Kinopus. Serão exibidos três curtas-metragens londrinenses que estrearam durante a pandemia em plataformas de streaming ou em exibições on-line, o público terá agora a oportunidade de assistir de maneira presencial. A sessão terá início às 19h, com entrada gratuita e aberta ao público de todas as idades.
O diretor do projeto, Rodrigo Grota, explica que o principal critério na seleção dos filmes é dar a possibilidade desses diretores londrinenses terem a experiência de proximidade com o público presencialmente.
“Todos esses curtas foram concebidos de 2020 para cá e já passaram por diversos festivais e mostras de cinema mas, por conta da pandemia, não puderam ter uma exibição presencial com debate, que é o que estamos propondo agora para eles”.
comenta Rodrigo Grota
Curtas da 44ª edição
- Cleo – A Rainha Negra das Passarelas (2020, 19 min, ficção), de Artur Ianckievicz
- Nigredo (2019, 25 min, ficção), de Auber Silva
- Visões (2022, 9 min), de Maikon Nery
O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, comenta que projetos como a Sessão Kinopus são importantes para a cidade pois incentivam a criação de conteúdos audiovisuais.
“As edições da Sessão Kinopus são sempre recebidas com muita satisfação pela secretaria de Cultura, pois este projeto tem essa característica de trazer nas produções essa temática regional. Nossos cineastas e produtores audiovisuais estão se destacando e ganhando reconhecimento dentro e fora do país, participando de diversos festivais e levando cada vez mais a nossa cidade para o mundo. Através dos cineclubes, nós estamos conseguindo transformar Londrina em uma verdadeira escola de cinema que vem se desenvolvendo aos poucos e, agora, chegou o momento em que toda essa infraestrutura se volta para reconhecer a nossa cidade”.
Bernardo Pellegrini.
Sessão Kinopus
A Sessão Kinopus é um projeto de difusão e formação da Kinopus, produtora e distribuidora em atividade desde 2004. A programação é composta por filmes inéditos no circuito comercial de Londrina, com destaque para a estreia de filmes locais.
As sessões são sempre com entrada gratuita, com curadoria e produção dos cineastas Guilherme Peraro e Rodrigo Grota. O crítico de cinema João Vitor Moreno também colabora com o projeto. Entre 2015 e 2019, em 41 edições do projeto em parceria com o Sesi Londrina, a produtora exibiu mais de 200 filmes, entre longas, curtas e documentários.