por Valéria Silva
com supervisão de Renan Vallim

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), promove a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) 2022, que conta com literatura, exposições, apresentações artísticas e diversas outras atividades culturais em sua programação. As ações acontecem entre os dias 2 e 6 de novembro, no Centro de Ações Culturais (CAC) e na Praça Renato Celidônio.

Na Flim, expositores têm a oportunidade de divulgar seus trabalhos, como obras literárias e produções artísticas. “O evento é muito mais que uma feira literária. É um espaço para que as pessoas vivam e respirem cultura e, acima de tudo, que possam ter a oportunidade que muitas vezes não teriam de divulgar seus trabalhos, suas obras, suas artes”, enfatiza o secretário de Cultura, Victor Simião. 

A gestão municipal publicou chamamento público para a ocupação dos estandes da Flim 2022, além de editais para lançamentos literários e para ocupação de espaço para artistas visuais com trabalhos editoriais. 

O chamamento público para a ocupação dos estandes da Flim 2022, que segue aberto até o dia 7 de outubro, é destinado a pessoas físicas ou jurídicas e/ou entidades representativas interessadas em patrocinar o evento. O investimento mínimo varia de R$ 630,00 a R$ 1.890,00.

O montante arrecadado será destinado à compra de livros para as bibliotecas municipais. Em contrapartida, o solicitante tem o direito de explorar o estande do evento, que possui metragem de acordo com a cota patrocinada. Ao se cadastrar, os interessados deverão informar o investimento que desejam realizar, conforme valor mínimo estipulado. (inscreva-se aqui)

Lançamentos e exposições

A inscrição para a realização de lançamentos literários na Flim 2022 segue aberta até o dia 15 de outubro. A ação abrirá espaço para que 14 escritores de Maringá e região lancem suas obras na feira. 

Os escritores poderão se inscrever com obras de diversos gêneros textuais como romance, crônica, conto, ensaio, novela, biografia, poesia, dramaturgia, entre outros. Os livros inscritos deverão ter sido editados entre os anos de 2021 e 2022. Cada autor poderá lançar apenas uma obra. (inscreva-se aqui

Ilustradores, designers, colagistas, entre outros, terão um espaço na Flim 2022 para exporem e comercializarem suas obras. Artistas visuais que ainda não tenham realizado trabalhos editoriais, mas desejam atuar na área, também podem participar. 

A Flim disponibilizará a infraestrutura necessária para 10 artistas, como mesa, cadeiras, espaço para banner e monitor. O edital para exposição de trabalhos editoriais segue aberto até o dia 15 de outubro. (inscreva-se aqui)

19 set 2022, às 10h45.
Mostrar próximo post
Carregando