Microconto
Nunca se diminua por menor que seja a conquista; só atingiremos nossos objetivos das pequenas para as grandes conquistas, cada passo por sua vez. Também, não deseje o sucesso alheio, mas, a disposição, a determinação e a disciplina que trouxeram a prosperidade ao próximo. Somente com muito suor poderemos realizar grandes planos, não há outra maneira, se não pelo esforço próprio.
Atenção aos que se aproximarem durante a jornada; muitos são os críticos de plantão, poucos são os apoiadores. De qualquer maneira, os passos a serem dados nos pertencem, só faremos progressos com as próprias pernas e o começo sempre será do ponto de onde nos encontramos. Não temos como iniciar nada pelo passado, até podemos reparar alguns erros que cometemos, mas, é no presente que encontramos a oportunidade de prepararmos um futuro melhor.
Precisamos usar melhor o que temos e agradecer muito por esse privilégio. Claro que algo a mais poderá ser conquistado, desde que façamos o que pudermos para tal. Não poderemos obter nada sem que não movamos “uma palha” para isso, o Universo nos retorna conforme nossos esforços e merecimento; portanto, nos esforcemos e façamos por merecer.
Por fim, lembremos sempre que a humildade é uma grande virtude. Independente do regozijo pelas conquistas, devemos evitar comparações, comentários superlativos e, principalmente, aqueles que diminuam ou humilhem o próximo. Se não há arrependimentos e diminuímos a ignorância, então, verdadeiramente conquistamos algo.
“As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância.” – Napoleão Bonaparte