Microconto
Ano novo iniciando, muitas promessas e planos feitos, vamos realizar nossos projetos, mas, não nos deixemos mover apenas pelo entusiasmo, precisamos praticar o que chamo de 4 D´s (Desapego, Direção, Determinação e Disciplina) para nos motivarmos a promover as transformações desejadas para o novo ciclo que está se iniciando.
O entusiasmo nos tira da inércia; estimulados pelo resultado que sonhamos nos entusiasmamos e começamos nossa dieta, a malhação, o curso de música ou dança, etc.; enfim, de tudo o que pensamos iniciar no novo ano. O entusiasmo tem origem na visão do horizonte, onde está o sucesso, mas, nos primeiros passos, diante das dificuldades iniciais, logo no comecinho da empreitada, acabamos desistindo.
Falando sobre os 4 D´s, sabemos o quão difícil é, mas, precisamos nos desapegar, sair da nossa zona de conforto que, muitas vezes, transmite a falsa sensação de segurança. Ao darmos o primeiro passo, tenhamos a certeza que é para a direção que queremos ir, é ter foco no resultado. Porém, sem determinação e disciplina e movidos apenas pelo entusiasmo, acabaremos desistindo na primeira semana, no primeiro mês, em algum momento abriremos mão e voltaremos à mesmice.
O sucesso é a pontinha do iceberg, abaixo dele estão os 4D´s, o trabalho duro, os riscos, as dúvidas, os erros e acertos, todos os sacrifícios necessários e, principalmente, a autocrítica. Talvez, fazendo autocrítica, encontraremos o estímulo para nossa superação, nos colocando os desafios, as metas que precisaremos atingir, antes de concretizarmos os planos. Por fim, lembremos que precisamos ter paciência, persistência e uma dose de resiliência, quando necessário.
“Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.” – John Quincy Adams