Música, Natureza e Arte: Vale da Música se transforma em palco de experiência sensorial

Publicado em 16 dez 2022, às 11h59. Atualizado às 12h00.

Arte 360º graus. É assim que o projeto Vale da Música, na Ópera de Arame, vai poder ser definido a partir deste sábado (17), quando recebe a exposição “O Curso das Coisas”, que faz parte do projeto Música, Natureza e Arte. A ideia da exposição é possibilitar uma reflexão sobre a relação entre natureza e arte, e doze artistas vão participar com obras que vão da fotografia ao vídeo e instalações e performances. As obras percorrerão a pequena trilha do teatro, proporcionando uma experiência sensorial para os visitantes.

O Música, Natureza e Arte é um projeto apresentado pelo Bradesco, Ebanx e Empalux e com realização da Futura Fonte em parceria com a Dc Set Group, que vem para complementar a oferta cultural que já é conhecida e prestigiada por quem visita a Ópera de Arame com o festival permanente de música instrumental Vale da Música. “Queremos oferecer atrações culturais que agreguem ao Vale da Música e ao teatro como um todo. Temos um espaço lindo em pleno centro urbano e estamos focados em cada vez mais transformar o passeio na Ópera de Arame um momento muito especial, recheado de cultura”, explica Alana Alboitt, gerente de marketing da Futura Fonte.

A exposição vai até final de março de 2023 e contará com a participação de artistas multiculturais como Milla Jung, Claudia Lara, Gustavo Caboco, Deborah Bruel, Guadalupe Fernandez, Taís Cabral, Eliana Brasil, Walther Thoms, Vini Maia e Rafaella Pacheco. Os visitantes poderão conferir trabalhos como bioconstruções, instalações com neon, gravuras, fotografias, entre várias outras.

“A exposição O curso das Coisas reúne 12 artistas contemporâneos que vivem em Curitiba. A partir da trilha ao redor da Ópera de Arame propomos uma caminhada por questões visuais e estéticas. Esse caminhar vem acompanhado por questões sobre o lugar em que habitamos e as relações que temos estabelecido com o meio ambiente”, diz Milena Costa, curadora da exposição.

(Foto: Divulgação)

Além da exposição, o projeto Música, Natureza e Arte vai proporcionar oficinas pedagógicas, que estarão focadas em artes visuais, música instrumental, atividades artísticas, culturais e de sustentabilidade para pessoas de todas as idades. “A ideia é envolver todo o público durante o período de férias, fazendo com que o espaço seja aproveitado por famílias inteiras. A experiência de poder ouvir uma boa música instrumental no Palco Flutuante, participar de uma oficina, poder apreciar uma bela exposição de artes visuais vai ser um deleite para o público que frequenta o espaço”, finaliza Alana.

Serviço – Vale da Música

Exposição Música, Natureza e Arte
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
Data: a partir de 17 de dezembro
Valor para entrada no Vale da Música: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e para moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto. Às quartas-feiras, moradores de Curitiba que comprovarem residência têm entrada gratuita (exceto feriados).
Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.
Mais informações: @festivalvaledamusica