Sotaques mineiros e fluminenses são eleitos como os “queridinhos” do Brasil

por Victor Dobjenski
Com supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 23 jun 2023, às 14h08.

Uma pesquisa da plataforma online de ensino de idioma Preply, feita de 19 a 25 de maio, ranqueou os sotaques mais cativantes, charmosos e inconfundíveis de todo o Brasil. O estudo contou com 700 pessoas, de todo o país, que tiveram que escolher entre as maneiras de falar de 27 estados, e atribuindo uma característica ao sotaque. 

De acordo com os entrevistados, o sotaque fluminense é o mais marcante e inconfundível do país, podendo reconhecer ele de qualquer canto do mundo. O jeito de falar dos residentes do Rio de Janeiro, marcado pelo s mais chiado e as vogais mais abertas, foi eleito duas vezes como o sotaque oficial do Brasil. 

Logo atrás, ainda no pódio, os sotaque baiano e mineiro ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente. 

Preply seu “sotaque dos sonhos” — ou seja, aquele que eles escolheriam ter caso pudessem escolher

O posto de sotaque mais charmoso e cativante do Brasil ficou com o sotaque mineiro. A pronúncia do português em Minas Gerais foi, disparada, apontada  como a mais sexy do país

O que explica essa classificação pode estar associada à maneira “cantada” como os mineiros costumam conversar, assim como a mania constante de recorrer aos diminutivos, algo visto como carinhoso por quem os ouve pela primeira vez. 

Outro destaque de ambos os rankings foram os baianos, que compartilham com os mineiros a melodia e ritmo marcantes, e em terceiro o modo de se expressar dos cearenses, também conhecidos pelo “ falar cantando”.

A pesquisa também mencionou qual outro sotaque os brasileiros escolheriam ter. Ao serem perguntados , a maioria escolheu a maneira de conversar do Rio de Janeiro. Quem ficou em segundo foram, novamente, os mineiros seguidos pelos gaúchos 

“O fato das variações linguísticas regionais despertarem sensações diferentes em cada um demonstra como todo idioma é atravessado por um complexo dinamismo e diversidade”, comenta Yolanda Del Peso, Especialista em Outreach da Preply.