Telefone público de Londrina se torna cabine literária
Após desuso, as cabines telefônicas inglesas vermelhas de Londrina, no Norte do Paraná, se tornarão “cabines literárias”. O objetivo é que o londrinense pegue emprestado um livro para ler e deixe outro no local. A primeira cabine literária já foi inaugurada, neste final de semana, na Praça Primeiro de Maio, região central de Londrina, no Norte do Paraná, próximo a Concha Acústica.
São mais de 100 livros disponíveis nesta primeira cabine. As obras são da Prefeitura Municipal de Londrina e escritas em inglês, para homenagear a inspiração arquitetônica da instalação.
Apesar disto, livros em português são bem-vindos e podem ser deixados pelos leitores, aponta uma das idealizadoras do projeto, a presidente da Associação dos Moradores do Centro Histórico de Londrina, Iara Hernandes.
“O objetivo é que seja desenvolvido o hábito de leitura com um acesso mais fácil”
aponta Iara Hernandes
As próximas cabines a se tornarem literárias serão no calçadão e no Lago Igapó. A expectativa é de que todas as instalações da cidade neste modelo passem pela modificação. As pessoas que passam pelo local, gostaram da ideia.
“Eu achei super interessante a ideia. Como eu tenho filhos que estudam, a minha filha é consumidora de livros, ela vem na biblioteca buscar, no sebo. Com certeza ela vai vir usufruir dessa ideia”
Heron Matoso, aposentado
A iniciativa é de responsabilidade da Concha Associação e a Biblioteca pública de Londrina.