Visita noturna a cemitério terá intérprete em libras; saiba como se inscrever

Sessão do próximo sábado (25) será acessível à comunidade surda

Publicado em 21 maio 2024, às 14h51.

A partir deste mês, a programação de visitas guiadas noturnas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba, será acessível à comunidade surda. Isto porque um dos dias do circuito de visitações terá a presença de intérpretes de libras, a Língua Brasileira de Sinais. As inscrições para o passeio, que são limitadas, podem ser feitas a partir das 18h desta terça-feira (21).

Visita noturna guiada ao Cemitério São Francisco de Paula passa a ter intérpretes em libras
Mais de 10 mil pessoas já participaram do programa de visitas (Foto: Hully Paiva/SMCS)

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, os interessados podem realizar a inscrição para as visitas guiadas, que acontecem de quarta-feira (22) a sábado (25), das 19h às 22h, no portal Guia Curitiba. E a grande novidade nesta edição do programa é a comunicação em libras, exclusivamente na turma de sábado. Isso é o resultado da parceria entre os departamentos de Serviços Especiais, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e o dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Governo.

Estamos dando um passo muito importante no caminho para a democratização de nosso patrimônio e das memórias de Curitiba. Já fomos pioneiros quando fizemos visitas com audiodescrição e libras em 2019 e 2022, agora evoluímos mais no atendimento à comunidade PcD”, explica a diretora de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Clarissa Grassi, que também é pesquisadora cemiterial e responsável pela programação.

Visitas fazem parte da programação especial pelos 170 anos do cemitério

Essa programação faz parte da celebração dos 170 anos de Cemitério Municipal, que serão comemorados no dia 1º de dezembro. Assim, a visita acontecerá em todos os meses até o fim do ano, sempre acompanhada pela lua cheia.

A iniciativa do Departamento de Serviços Especiais traz 240 vagas ao todo, 60 para cada visita. A inscrição é realizada através do site do Guia Curitiba e é preciso ter registro no e-Cidadão. Em caso de chuvas, a atividade é cancelada.

Para os visitantes PcD, a inscrição será realizada via e-mail, devendo o interessado encaminhar nome completo e número de CPF para o e-mail mase@curitiba.pr.gov.br. Nessa edição, a atividade de sábado contará com as intérpretes Lidiane Rozendo e Sandra Mara Mathias. 

Mais de dez mil pessoas já participaram da atividade desde 2017, quando ela foi institucionalizada. O Cemitério Municipal São Francisco de Paula reúne entre seus muros inúmeras personalidades que fizeram parte da história da cidade. A visita sob a luz da lua cheia tem como objetivo explorar a cidade dos mortos, partindo de um olhar focado nas trajetórias das pessoas ali sepultadas.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mostrar próximo post
Carregando