Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho', morre aos 91 anos
O desenhista e escritor Ziraldo Alves Pinto, o ‘Ziraldo’, criador do ‘Menino Maluquinho’, morreu aos 91 anos, neste sábado (6). Segundo a família, o artista morreu dormindo, em casa, no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro.
Ziraldo era uma das maiores referências como escritor de livros infantis no país, foi pintor, chargista, cartunista, poeta, humorista e jornalista. Mineiro, ele deixou cerca de 200 obras e foi um dos fundadores do jornal ‘O Pasquim’, nos anos 60, um dos veículos mais importantes em resistência à ditadura militar.
A principal obra de Ziraldo, o ‘Menino Maluquinho’, foi publicado em 1980, virou filme, série, desenho animado e até mesmo ópera. O livro do personagem vendeu milhões de cópias e foi ganhador do prêmio Jabuti de literatura infantil de 1980.
Trajetória
O início da carreira de Ziraldo foi na década de 50 quando, ainda na faculdade de Direito começou a publicar tirinhas no então Folha da Manhã, que se tornou Folha de São Paulo.
Em 1958, o escritor e desenhista criou a Turma do Pererê, que se tranformou em gibi em 1960. A revista foi publicada até 1964.
Ziraldo lançou Flicts, seu primeiro livro infantil, em 1969. A obra fala sobre uma cor ‘diferente’, que não conseguia se encaixar no arco-íris, bandeiras e nenhum outro lugar, e conta uma história sobre aceitação e respeito.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui