ASG: precisamos falar sobre isso. Com urgência

Publicado em 13 jun 2022, às 15h32.

Quase todo mundo concorda em viver em um ambiente saudável e sustentável. Em combater a pobreza e as desigualdades e agir dentro dos princípios legais. E isso tudo pode ser resumido em três letras: ASG, ou na festejada versão em inglês ESG, que significam Ambiental, Social e Governança e traduzem, de forma resumida, um modo de viver e produzir respeitando os valores que acompanham a sigla e de reverter tendências para que possamos garantir a nossa existência futura e a das próximas gerações de forma equilibrada.

O que quase ninguém admite é que há um grande abismo entre discurso e prática, entre a intenção e a ação, e na própria atenção a cada uma das letras dos princípios de ASG. Apesar de ainda ser subestimada pela maioria, a urgência da necessidade de combater as mudanças climáticas é o tema que ganha espaço na mídia e em todas as discussões. O A, de ambiental, se sobressai.

Vivemos isso mais recentemente, quando a crise hídrica tanto na geração de energia como na reservação de água, focou o olhar da sociedade para temas como mudanças climáticas, transição energética, impacto nos recursos hídricos e preservação da biodiversidade. Aprendemos que, não importa onde você mora, onde você vive, as mudanças climáticas não têm fronteiras. Na verdade, não podemos mais chamar de mudanças climáticas e sim de “mudanças urgentes”, expressão já absorvida nas análises.

Esse processo disruptivo, essa urgência, tem que ser efetivado nas questões ambientais mas precisa estender-se com igual intensidade também à diversidade, à inclusão social e às boas práticas de gestão, tanto pública como das empresas. E faremos isso somente se houver intencionalidade. Temos que ter a intenção para agir de forma diferente.

Se os desafios à frente são gigantes, também são as oportunidades. Consolidar as trajetórias de uma economia verde, inclusiva e justa, dá lucro. De acordo com a Bloomberg, plataforma mundial de informação econômica, em 2020 os fundos que investiram ou adotaram estratégias relacionadas ao ASG aumentaram seus ativos em 32%, na comparação anual, para um novo recorde de US$ 1,82 trilhão.

Segundo números da Global Sustainable Investment Alliance (GSIA), que reúne organizações de investimentos sustentáveis em todo o mundo, há US$ 35 trilhões investidos em uma ou mais das cinco abordagens ASG, da mais pragmática à mais ativista. Segundo a Morningstar, que avalia fundos de investimento, existem US$ 2,7 trilhões em fundos que se vendem como ASG e operam realmente com lentes ambientais, sociais e de governança sustentáveis.

Há um claro movimento que está transformando o que era apenas tendência em realidade. Desempenhar uma gestão competente dentro dos princípios de ASG tornou-se indispensável. Precisamos repensar, rever, olhar de forma diferente o mundo ao nosso redor.

O desafio está em engajar todos. Promover uma agenda que compartilhe valores comuns. A janela temporal está cada vez menor. Desde que apareceu pela primeira vez o termo ASG, em 2004, adotado por um grupo de pesquisadores de um braço do programa ambiental da ONU que cuidava de finanças, o Unep-FI, o mundo assistiu a grandes catástrofes ambientais, ficou horrorizado com cenas e ações extremas de preconceitos e perdeu bilhões de dólares em práticas de corrupção.

De 2004 até agora são 18 anos. Tempo suficiente para o surgimento de quase duas gerações. Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração reduziu-se para 10 anos. Todos nós, sejamos das gerações dos Tradicionalistas, Baby Boomers, Geração X, Geração Y, Geração Z, ou até a nova geração Alfa que está surgindo, precisamos nos voltar à agenda ASG.

A balança que equilibra de um lado os problemas crescentes e de outro as soluções que precisam ser implementadas de forma rápida e duradoura, aponta que já passou do tempo de agir. Temos de discutir toda a pauta e todas as letras da sigla ASG com urgência e partir para a sua efetivação.

Vivemos, com intensidade, uma nova fase de investimentos ASG marcada pela necessidade de uma resposta mais ampla e rápida por parte de empresas e gestoras de recursos, o que aumenta o impulso para os investidores saírem do plano da ideia, e partirem para a ação. É necessário intensificar esse diálogo.

*Hudson José é diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar e membro do Comitê Estratégico de ASG na Companhia de Saneamento do Paraná

Mostrar próximo post
Carregando
vulkan vegas, vulkan casino, vulkan vegas casino, vulkan vegas login, vulkan vegas deutschland, vulkan vegas bonus code, vulkan vegas promo code, vulkan vegas österreich, vulkan vegas erfahrung, vulkan vegas bonus code 50 freispiele, 1win, 1 win, 1win az, 1win giriş, 1win aviator, 1 win az, 1win azerbaycan, 1win yukle, pin up, pinup, pin up casino, pin-up, pinup az, pin-up casino giriş, pin-up casino, pin-up kazino, pin up azerbaycan, pin up az, mostbet, mostbet uz, mostbet skachat, mostbet apk, mostbet uz kirish, mostbet online, mostbet casino, mostbet o'ynash, mostbet uz online, most bet, mostbet, mostbet az, mostbet giriş, mostbet yukle, mostbet indir, mostbet aviator, mostbet casino, mostbet azerbaycan, mostbet yükle, mostbet qeydiyyat