7 aspectos que explicam porque os cães gostam de nos lamber

por Pauline Machado
Jornalista e diretora do @canaldeestimacao
Publicado em 27 abr 2022, às 00h04. Atualizado em: 28 abr 2022 às 09h16.

Existem muitas explicações para o hábito dos cachorros em lamber as pessoas. A maioria dos tutores acredita que é uma forma deles demonstrarem carinho, mas, segundo especialistas, essa pode não ser a única razão.

1 – Influência dos ancestrais

O hábito de lamber costuma estar ligado ao comportamento dos seus antepassados, haja vista que quando filhote, a mãe lambe a cria como forma de reconhecer quem é da sua matilha. Elas lambem por instinto, colocando seu cheiro em sua própria ninhada. Alguns filhotes também lambem suas mães como forma de pedir comida.

2 – Convívio com outros cães

Muitos cães também gostam de lamber uns aos outros. Isso acontece porque dentro da boca do cachorro existe um órgão chamado de “vomeronasal”, também popularmente conhecido como “órgão de Jacobson”, em homenagem ao pesquisador dinamarquês Ludwig Levin Jacobson, que auxilia as funções respiratórias, mas, quando esses animais estão em contato com outros cães, esse órgão fica responsável por identificar a presença de feromônios, sendo capaz de atrair presas e até mesmo considerar qual é a parceira mais apta para a reprodução.

3 – Convívio com o homem

Primeiramente, é importante dizer que, embora não seja recomendado receber lambidas recorrentes dos cachorros, mesmo que seja do seu amigão, as lambidas de um animal bem cuidado reduzem os riscos de transmissão de doenças, assim como a higiene constante de mãos e boca são suficientes para nos proteger de possíveis contaminações de vermes e bactérias, além de outros cuidados:

  • Mantendo em dia o protocolo de vacina e vermifugação do pet;
  • Evitando que, durante os passeios, o cão tenha contato com restos de comidas jogados no chão, lixeiras, fezes de outros animais, etc…;
  • Mantendo a rotina de banhos semanais ou a cada quinze dias;
  • Cuidando da higiene e da saúde bucal frequente;
  • Levando seu amigo de quatro patas regularmente ao Médico Veterinário.

Mas, afinal, no convívio com o homem, o que as lambidas querem dizer? 

4 – Reconhecimento

Como vimos, a lambida é o principal meio de comunicação dos cães. Eles lambem para reconhecer nosso humor, onde estivemos, se estávamos acompanhados e até se estamos doentes. 

5 – Pedido de atenção

Alguns cães optam por lamber para chamar atenção, ao invés do latido. Este comportamento é muito comum quando estão carentes, pois, eles associam as lambidas ao afeto, e, portanto, as lambidas também são um ato de pedir carinho e atenção.

6 – Ansiedade

Agora, se o seu doguinho ou dogão te lambe sem parar, ele pode estar apresentando um problema de ansiedade, assim como se ele lamber repetitivamente a sua própria pata, formando feridas que podem resultar em doenças infecciosas.

Nesses casos, procure orientações do Médico Veterinário e de um especialista em comportamento canino, que poderão auxiliar no melhor tratamento para o caso. 

7 – Gratidão e pertencimento

Outro comportamento que os cães apresentam com frequência é o excesso de lambidas nos pés do tutor, demonstrando que os respeitam e que são gratos por pertencer àquele lugar.

Essas são explicações sobre porque o cachorro gosta de lamber a gente. Agora, clique aqui e retribua o carinho ao seu amigo de quatro patas dando a ele uma alimentação rica em nutrientes indispensáveis para a sua plena saúde e qualidade de vida!