Aprenda a fazer o desmame dos filhotes de cães corretamente

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 16 out 2023, às 00h44. Atualizado em: 11 jan 2024 às 15h14.

O desmame do cachorro é um importante processo de transição. Veja como ajudar o seu pet a passar tranquilamente por esse período.

Uma das primeiras dúvidas de alguém prestes a incluir um cachorro recém-nascido na família, é: qual o tempo de desmame dele? Esta fase final da amamentação pede muita atenção, pois é preciso garantir que a nutrição do pet seja feita de maneira correta. 

Quando começa o desmame de cachorro? 

O desmame do cachorro é um processo natural e começa logo depois do primeiro mês de vida: a partir da quarta semana o filhote já está mais forte, resistente e, inclusive, com seus primeiros dentinhos nascendo –  este é um sinal notado pela própria mãe dos cachorros, que passa a se incomodar com as mordiscadas nos momentos da amamentação, passando a induzir os seus filhotes a fazer o desmame, a partir de mamadas menos frequentes, e a partir daí, a procura por alimento pelo filhote passa a ser algo instintivo.

E quanto tempo demora o desmame do cão?

Cada filhote tem o seu próprio processo, assim como nós, humanos. Desde que seja gradualmente, o desmame de um cachorro pode ser feito a partir do final do primeiro mês de vida, encerrando o ciclo num período de seis a oito semanas. 

Desmame de cachorro: como lidar com esse período de transição?

Importante – Nunca force o desmame do cachorro. Jade Petronilho, médica veterinária, alerta: “forçar o desmame pode ser um problema grave, não só falando de desenvolvimento do filhote, mas também de imunidade, pois o leite da mãe oferece bastante anticorpos”.

Neste momento de transição, o cachorro deve alternar sua mamada com outro alimento, de textura pastosa, como papinha para filhotes de cachorro – que você encontra na Petlove, sempre com a ajuda e supervisão do tutor. As papinhas são desenvolvidas exclusivamente para esta idade e contam com os nutrientes necessários para uma alimentação completa.

Rações sólidas nem sempre são adequadas para este momento, pois elas podem causar engasgo, principalmente em filhotes de porte mini. Não esqueça de manter o cachorro hidratado, com água fresca e de fácil acesso sempre à disposição. A busca pela água, inclusive, acontece também de forma natural à medida que o pet passa a mamar menos.

Como é o processo de desmame na prática?

A partir da quarta semana de vida, o cachorro passa a desenvolver interesse e necessidade por outros alimentos, a fim de completar sua nutrição, que agora já não se dá exclusivamente com a amamentação, e seus dentinhos já estão mais fortes. Note que à medida que o filhote for desmamando, a produção de leite de sua mãe passa a cessar também. 

E se o cachorro não tiver acesso ao leite materno?

Existem leites artificiais similares ao de uma cadela para ajudar neste processo, de fácil disponibilidade no mercado. Estes alimentos possuem os nutrientes necessários para as primeiras semanas de vida do cachorro, com todas as instruções de uso incluídas em suas embalagens. Lembre-se: o leite de vaca e de nenhum outro animal que não seja de cachorro cumpre esta função alimentar. “Hoje em dia temos produtos super específicos e muito balanceados, que podem suprir as necessidades nesta fase de vida.”

Desmame e papinha para cachorro

Conforme os filhotes passam a se nutrir com alimentos criados pela indústria exclusivamente para esta faixa etária, eles aprendem a comer sozinhos, com maior independência – porém, é muito importante que as refeições sejam monitoradas até o fim do período, de preferência estipulado pelo veterinário, e assim, iniciar gradualmente a fase da papinha, através da alimentação que tenha uma textura e tamanho de fácil ingestão, com ração para filhotes, seca ou úmida. “É super importante deixar a ração de filhote sempre à vontade, principalmente depois do primeiro mês de vida”, complementa Jade.

Como saber se posso dar ração para o cachorro?

Observe cuidadosamente o comportamento do cachorro e certifique-se que ele está se alimentando adequadamente em cada processo de transição. É muito importante que o veterinário faça este acompanhamento e estipule o momento ideal para o início de cada processo alimentar, além de prescrever a quantidade diária correta de ração a ser dada para o pet, de acordo com o seu peso, idade e outras possíveis especificações. 

Colabore com o desenvolvimento de seu filhote

Este período ajudará a moldar o cachorro adulto que ele se tornará. A dieta para um cão filhote irá colaborar para o seu desenvolvimento físico e cognitivo. 

Fonte: PETLOVE