Aprenda como fazer o desmame de cachorro
Com a maior conscientização sobre os diferentes graus de intolerância à lactose em seres humanos, tornou-se praxe argumentar que nós somos os únicos mamíferos que continuam a beber leite na vida adulta. Já pensando no desmame de cachorro, é um fato que ocorre muito cedo, logo após o primeiro mês de vida.
Nessa fase, são muitas as dúvidas sobre quanto tempo dura o processo e como garantir a nutrição do filhote. Por esse motivo, continue lendo e aprenda como fazer o desmame corretamente.
Quando é normal começar o desmame de cachorro?
Uma das principais dúvidas de quem cuida de filhotes recém-nascidos pela primeira vez é se perguntar com quanto tempo o cachorro desmama. De acordo com a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz Florianópolis, o desmame de cachorro costuma acontecer a partir da quarta semana de vida.
Neste período, o filhote já está mais forte e com os primeiros dentinhos começando a surgir no horizonte. Estes, aliás, podem ser muito incômodos para a cadela, que foge da tarefa, incentivando o desmame.
Quanto tempo dura o período de desmame?
Assim como o início do desmame, a duração do processo varia de cachorro para cachorro. Como regra geral, é comum se perguntar com quanto tempo o cachorro desmama. Nesse caso, a partir do primeiro mês de vida é possível fazer o desmame, mas deve ser feito de maneira gradual, completando-se entre 6 a 8 semanas.
Nessa fase, o filhote passa a ingerir cada vez menos leite materno, alternando seu consumo com a ingestão de alimento pastoso. A diminuição das mamadas, por sua vez, contribui para a secagem de leite da cadela.
Como é o processo de desmame?
“O processo é feito oferecendo um alimento mais pastoso, que o pet pode consumir sozinho aos poucos, mas sempre com o acompanhamento do tutor”, explica Mayara. Mas com quantos dias o cachorro desmama e é possível oferecer esse tipo de alimento?
Segundo Mayara, a partir de quatro semanas os filhotes começam a se interessar por outros alimentos, ao mesmo tempo em que seus dentes passam a ser incômodos para a cadela.
Nesse momento, você deve começar a oferecer papinha de filhote, própria para a fase de desmame de cachorro. A princípio, pode ser necessário ajudar e estimular o pet a ingerir o alimento, uma vez que ele não está habituado a esse tipo de comida.
Com o tempo, porém, os filhotes passam a comer por conta própria, não sendo mais necessário contar quantos dias para desmame de cachorro. Mas vale lembrar que você sempre deve estar presente para acompanhar. Assim, percebe qualquer mudança e evita que o pet engasgue.
Como dar papinha de desmame?
Ricas em todos os nutrientes necessários a essa fase delicada da vida do pet, as papinhas de desmame comerciais vêm em forma de um pozinho, que deve ser misturado à água morna até ganhar consistência pastosa de papinha.
O alimento deve ser oferecido logo após o preparo. Caso não seja ingerido, o restante deverá ser descartado para evitar contaminações. Já em relação à quantidade, fique atento às recomendações do fabricante. Se possível, converse com um veterinário para mais orientações.
Quando pode começar a dar ração para os cachorros?
A papinha para desmame é um alimento que deve ser oferecido de maneira temporária, até que o pet esteja preparado para se alimentar com ração própria para filhotes, seja ela seca ou úmida, de acordo com as orientações do veterinário.
Assim como a mudança do leite materno para a papinha, a transição para a ração deve ser feita de maneira gradual. Do contrário, pode provocar problemas gastrointestinais. Seja paciente! Em caso de dúvidas, converse com um veterinário.
Fonte: Petz