Coleira com identificação: segurança para o pet
Todo bichinho de estimação precisa de cuidado e atenção. A coleira com identificação é um exemplo disso. Sendo uma das medidas mais importantes para garantir o retorno ao lar, esse pequeno acessório dá um charme todo especial e ainda ajuda em situações inesperadas.
Imagina se seu animalzinho fugir ou se perder, e outra pessoa encontrá-lo: como o pet será devolvido sem a informação de como encontrar ou entrar em contato com você?
Importância da coleira com identificação
Mesmo para aquele animal que não sai de casa, a coleira com identificação é muito importante. Imprevistos acontecem: sem querer, o portão da rua fica aberto, e o peludo some. Outra possibilidade é a porta ficar aberta por causa de um assalto, e o animal perder-se.
Por isso, coloque a plaquinha de identificação na coleira do pet e nunca mais a tire! Essa é uma forma de garantir que ele voltará para casa salvo e o mais rápido possível.
Tipos de coleira com identificação
Existem muitos modelos de coleira com identificação para cães e gatos, desde os mais simples até os mais modernos. Trata-se de uma indicação de que o peludo possui uma família à espera.
As coleiras também são fabricadas com diversos tipos de materiais. É possível escolher a cor, o formato e o tamanho da plaquinha de identificação. Para fechar com chave de ouro, dá para fazer uma coleira personalizada para o pet.
Coleira tradicional com placa de identificação
Esse tipo de coleira com identificação é o mais comum, primeiro a ser fabricado para os animais de estimação. Ele fica no pescoço e pendura a placa em um anel de metal.
Essa coleira de identificação para cachorro e gato é muito prática. Ela permite a troca da plaquinha caso o tutor mude de número de telefone, por exemplo. No entanto, isso facilita que o pet perca a placa.
Coleira tradicional com placa de identificação rebitada
A coleira com placa de identificação rebitada é uma opção para os pets agitados, que vivem perdendo a placa. O rebite impede que ela seja removida. Essa é a coleira de identificação para gatos mais usada após a tradicional.
É uma boa ideia para tutores ou pets que se incomodam com o barulho que a placa faz enquanto o animal está andando ou correndo. Como é imóvel, não produz nenhum som. A desvantagem é que, caso o tutor mude de dados, terá que comprar uma coleira nova.
Coleira com informações gravadas
Esse tipo de coleira também é uma opção para evitar o barulho e a perda da plaquinha. É tradicional, feita de tecido, como o couro, que contém as informações bordadas.
É um tipo de coleira personalizada para pet no sentido de que é possível bordar não só os dados do tutor, mas alguma informação importante sobre a saúde do animal, como medicação de uso contínuo com dose e horário de ingestão.
Coleira com recursos tecnológicos
Existem coleiras com recursos tecnológicos bastante interessantes. Algumas possuem QR code. Caso o pet seja encontrado, basta apontar o celular para ele e acessar os dados do tutor.
Uma das alternativas mais bacanas para animais fujões é aquela com GPS acoplado. Assim, o tutor pode seguir o peludo caso ele se perca.
Animais com microchip precisam de coleira com identificação?
Essa é uma pergunta bastante comum, pois as pessoas acham que o microchip é um rastreador — um mito. Ele não tem bateria que sustente a emissão de sinais a longo prazo para ser rastreado.
Outra coisa que as pessoas não sabem é que os dados do tutor e do pet não são gravados no microchip. É preciso vincular o número do microchip às informações do tutor em um site próprio para esse fim.
Quais informações são necessárias?
A coleira com placa de identificação precisa conter ao menos os dados básicos para o tutor ser contatado caso o pet seja achado, como número de telefone com DDD, nome do pet e do próprio tutor.
O tamanho da placa influencia a quantidade de dados colocados. Em coleiras mais modernas, com QR code, o tutor pode inserir telefones extras para garantir que o pet volte para casa.
De qualquer forma, a coleira com identificação é importante. Agora que você já sabe tudo sobre a coleira com identificação, pode escolher o melhor modelo para manter o seu amigão sempre seguro.
Fonte: Petz