Como acabar com as pulgas no ambiente?

por Pauline Machado
@paulinemachadooficial
Publicado em 16 dez 2020, às 19h36. Atualizado em: 17 nov 2021 às 11h28.

Acabar com as pulgas do ambiente também é fundamental para garantir que essas grandes vilões parem de atacar os nossos animais de estimação. Além disso, cerca de 95% das pulgas estão no ambiente em que eles vivem

É bem comum que todo mundo que tem um cachorro ou gato em casa já tenha passado por uma infestação de pulgas no animal, esse é um problema recorrente, especialmente nas épocas de calor.

O grande problema é que muitas vezes o combate às pulgas é longo, isso porque apenas 5% das pulgas estão no animal e são facilmente combatidas com o uso de antipulgas. Muitas vezes os tutores não estendem os cuidados ao ambiente se esquecendo das pulgas que estão nas frestas dos pisos e azulejos. 

Sendo assim, a melhor forma de combater as pulgas de vez, é acabando com as pulgas no ambiente e no seu pet ao mesmo tempo.

Conheça o ciclo de vida das pulgas

Embora as pulgas apareçam nas épocas mais quentes do ano, o ciclo de vida delas começa muito antes dessas épocas.

O ciclo de vida das pulgas se inicia quando elas se alimentam do sangue do pet. Entre os pelos do animal, ela se reproduz, depositando ali cerca de 30 a 40 ovos por dia. Como os ovos possuem formatos arredondados, eles são facilmente lançados ao ambiente, caindo sobre carpetes, tapetes, frestas de pisos.

Quando esses ovos eclodem, eles se transformam em larvas que se escondem ainda mais entre os vãos escuros onde se alimentam de poeira e sujeira de pulga. Essas larvas se transformam em pupas e á podem permanecer por até um ano, aguardando o melhor momento para se tornarem adultas.

Normalmente a evolução das pulgas ocorre em épocas de calor ou umidade, ao se tornarem adultas, esses parasitas voltam novamente ao pelo dos animais, retornando novamente ao que chamamos de ciclo das pulgas. 

Qual a melhor forma de acabar com as pulgas do ambiente?

A melhor maneira de evitar que o ciclo da pulga ocorra é aplicando antipulgas periodicamente nos pets. No entanto, ao notar que eles estão com o parasita, é fundamental tratar o pet e o ambiente. 

Se atente aos carpetes e tapetes, caso a infestação tenha mais de um foco de pulgas é fundamental utilizar inseticidas no local. Produtos como o Herbalvet e Hysteril são alguns exemplos de produtos fundamentais para acabar com a infestação e evitar que o ciclo da pulga ocorra no ambiente.

É importante higienizar muito bem o local, se possível lavar o ambiente com o uso de sabão e água sanitária e após a higienização, aplicar o inseticida. Não se esqueça de aplicar nos tapetes e nos cantinhos do cômodo. 

Para tratar o pet, um veterinário de confiança pode indicar um bom anti-pulgas, que pode ser aplicado via oral, através de pipetassprays ou coleiras. Além disso, pode ser indicado um shampoo antipulgas para ser utilizado como complemento ao tratamento.

Agora não existe mais mistérios sobre como acabar de vez com as pulgas do seu pet. Trate o animal e as pulgas do ambiente e elimine esses parasitas.

Fonte: Cobasi