Como apresentar o novo cão para o seu gato?

por Pauline Machado
@paulinemachadooficial
Publicado em 21 jun 2021, às 00h00. Atualizado em: 17 nov 2021 às 11h22.

Assim que você trouxer seu filhote para casa, o ideal é mantê-lo num cercado por um tempo, ou usar um portão, limitando-o dentro de um quarto, por exemplo. Não dar ao cão acesso a toda a casa logo que chegar, vai ajudar o seu gato se sentir menos ameaçado.

Coloque o cercado, com alimentos, água, cama e brinquedos, na parte mais movimentada da casa. Isso permitirá que o seu gato investigue o novo morador no seu próprio ritmo, sem chegar muito perto e sem o contato direto. Assim, os dois animais irão se acostumar com o cheiro do outro.

Quando os dois animais estiverem relativamente confortáveis ​​com a presença do outro, tente alimentar seu gato próximo ao cercado, mas do lado de fora, enquanto o filhote come a sua comida do lado de dentro. Isso irá ajudá-los a se acostumarem com um contato mais próximo.

A próxima etapa é tentar apresentá-los fora do cercado. Libere o seu filhote, mantenha-o no seu colo e permita que ambos passem a observar e interagir com o outro. Ao longo dos dias, deixe o filhote fora do cercado com mais freqüência, e permita que ele explore o novo ambiente. Conforme seu gato se tornar mais tolerante com o seu novo companheiro de casa, você pode aumentar o contato entre eles.

A comida para gatos normalmente é muito rica em proteínas, sendo também muito rica para os cães. Portanto, tente manter seu cão afastado do alimento do seu gato para que ele não tenha problemas estomacais.

Fonte: Pedigree