Como cuidar da saúde bucal dos cães?

por Pauline Machado
@paulinemachadooficial
Publicado em 13 set 2021, às 14h59. Atualizado em: 17 nov 2021 às 11h15.

O cuidado com a saúde bucal dos cães é importante desde o nascimento. Assim como os humanos, os pets podem sofrer com o acúmulo de restos de comida entre os dentes, o que favorece o crescimento de bactérias e formação do biofilme bacteriano, principais causas de doenças bucais e dentárias graves na vida adulta do animal.

Além dos problemas de boca e gengiva, tártaro, mobilidade e perda dos dentes, em casos severos o acúmulo de bactérias na boca pode promover migração destes microrganismos pela corrente sanguínea e causar infecções graves em outros órgãos como os rins, coração, fígado e intestino.

Um dos primeiros sinais de que existe alguma coisa errada com a saúde bucal do pet é o mau hálito, aquele “bafinho” que incomoda. Outros sinais são a mudança na cor da gengiva, sangramento, aumento da salivação, dificuldade para comer e coceira no focinho.

A melhor forma de prevenir estes problemas é com a escovação rotineira dos dentes e o ideal é que este hábito seja iniciado desde os primeiros meses de vida. A escovação deve ser iniciada com uma dedeira, para acostumar o cãozinho com a atividade, e posteriormente com uma escova específica de pets que tenha cerdas macias.

A pasta também precisa ser específica para os animais, porque a pasta de humanos contém flúor que causa problemas gastrointestinais nos cães. Além disso, a pasta dental veterinária tem sabores específicos que agradam e facilitam a aceitação da escovação.

Para os animais que são mais arredios e não aceitam a escovação, existem outros produtos como espuma bucal e produtos para diluir em água (sem gosto e sem cheiro) que auxiliam na redução das bactérias e um hálito mais agradável.

Uma alimentação adequada com ração seca também auxilia na limpeza dos dentes, já que os grãos da ração ao serem mastigados geram atrito e auxiliam na remoção de sujeiras, diferente dos alimentos pastosos e úmidos.

Um excelente aliado da limpeza dos dentes são os petiscos e sticks mastigáveis, que estimulam a mastigação por alguns minutos e promovem a limpeza mecânica dos dentes, como o Prozym® da Ceva. O Prozym® contém RF2, uma molécula exclusiva que ajuda a prevenir o acúmulo de bactérias na boca, melhorando o hálito dos cães e evitando a formação do biofilme bacteriano.

Fonte: Assessoria de Imprensa