Como deve ser a alimentação do cão idoso?

por Pauline Machado
@paulinemachadooficial
Publicado em 27 out 2021, às 00h07. Atualizado em: 17 nov 2021 às 11h10.

À medida que seu cão cresce, suas necessidades nutricionais mudam. Por isso, trouxemos para você algumas informações sobre como deve ser o hábito alimentar do cão idoso.

Acompanhe!

CONTROLE DA INGESTÃO DE ALIMENTOS EM CÃES ADULTOS 7+

Como os cães mais velhos tendem a ser menos ativos e a ter um metabolismo mais lento, você pode perceber que seu cão ganha peso à medida que envelhece. À medida que seu cachorro fica mais velho, pode ser necessário mudar para uma dieta de baixa caloria.

A maioria das fórmulas alimentares para cães mais velhos contém menos calorias e um equilíbrio cuidadoso de outros nutrientes, como ácidos graxos essenciais e antioxidantes, para fortalecer suas articulações envelhecidas e o sistema imunológico.

PROBLEMAS DE PESO

Como os cães mais velhos tendem a ser menos ativos, especialmente se tiverem problemas de mobilidade, como a osteoartrite, e podem desenvolver obesidade. A obesidade traz outros problemas de saúde e aumenta a pressão sobre as articulações. Portanto, é muito importante verificar a condição física do seu cão periodicamente.

Dietas para cães de idade adulta 7+ são geralmente criadas com um baixo teor calórico e um maior teor de proteína, o que ajuda a controlar o peso de cães mais velhos.

Se você acha que seu cão está acima do peso, peça ao seu veterinário uma consulta para avaliar a melhor linha de intervenção. Pode ser simplesmente que o seu cão esteja comendo demais, ou pode haver algum problema médico subjacente que precise ser tratado. Em qualquer caso, seu veterinário irá recomendar uma dieta de emagrecimento com base na limitação do consumo de calorias ou uma refeição de dieta especializada para cães idosos.

Pergunte ao seu veterinário antes de aumentar a quantidade de exercício para o seu cachorro, especialmente se ele tiver problemas de mobilidade. Talvez um tipo de exercício com suporte de peso reduzido, como a hidroterapia, seja útil.

MUDANDO SUA ALIMENTAÇÃO

Ao mudar de um tipo de alimento para outro, deve-se fazer sempre introduzindo o novo alimento gradualmente. Mudar de comida de cachorro adulto para uma dieta de cachorro sênior não é uma exceção. Comece adicionando a nova comida lentamente durante um período de sete a dez dias, aumentando a proporção diariamente. Evite mudanças repentinas para que seu cão não sofra desconforto digestivo.

COMO ALIMENTAR SEU CÃO SÊNIOR

Provavelmente, seu cão estará acostumado a comer duas vezes ao dia, embora seja possível que, à medida que ele cresce, prefira comer quantidades menores, mas com mais frequência.

Para realçar o aroma e o sabor dos alimentos, sirva à temperatura ambiente. Lembre-se de que, se você estiver alimentando seu cão idoso com alimento armazenado na geladeira, terá que retirá-lo uma hora antes de servi-lo, de modo que, quando chegar a hora, ele esteja à temperatura ambiente. Se isso não for possível, você pode aquecer brevemente o alimento úmido no microondas, mas tome cuidado para não o aquecer muito, porque a boca do seu cão é muito sensível e pode sofrer queimaduras.

Alimentos secos devem ser armazenados em um ambiente limpo e seco. Você ajudará a preservar o bom aroma e sabor desses alimentos se os armazenar em um recipiente que possa ser fechado ou hermético.

Na hora das refeições, alimente seu cão em um lugar tranquilo onde ele possa comer em paz sem ser interrompido. Se você tiver mais de um cão, alimente-os ao mesmo tempo, mas separadamente, para que eles não briguem ou roubem comida. Alguns cães com mais de 7 anos que sofrem de artrite podem ter dificuldade em se curvar para comer, portanto, vão preferir que a tigela fique um pouco elevado do chão.

QUE QUANTIDADE DE ALIMENTO PRECISA SEU CÃO ADULTO 7+?

Lembre-se: cães adultos 7+ são mais propensos a ganhar peso do que os cães adultos, por isso tome cuidado para não superalimentá-los. Se você acabou de trocar a comida do seu cão por outra diferente, a princípio siga as instruções da embalagem, que são um guia orientativo. Verifique periodicamente o estado físico do seu cão e ajuste a quantidade de comida para o manter no seu peso ideal. Como parte fundamental da sua dieta, o seu cão terá que ter acesso fácil a água fresca e potável, tanto durante o dia como à noite.

Fonte: Purina.