Conheça 6 particularidades dos gatos da raça Sphinx

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 8 jun 2022, às 00h13. Atualizado em: 9 jun 2022 às 09h31.

Devido ao nome que em inglês significa esfinge, os gatos da raça Sphinx são tidos como originários do Egito. No entanto, surgiram em 1966 no Canadá oriundos da mutação natural de um gene em que uma gata da cidade de Ontario deu à luz um gatinho sem pelos.

Desde então, essa aparência exótica o torna estranho para alguns e extremamente interessante para outros.

Conheça algumas particularidades que só os gatos pelados têm!

1 – Não são totalmente sem pelo

Se você tiver a oportunidade de estar diante e puder acariciar um gato Sphinx, perceberá que ele não é totalmente sem pelos. A textura da sua pele é como um leve veludo, quase invisível, sobretudo nas orelhas e no rabo. Já a barriga, as patas, o peito e o pescoço sim, são totalmente pelados!

2 – Não são gatos para quem tem alergia a pelos

Apesar de não serem peludos como tradicionalmente os gatos são, os Sphinxs ainda produzem a proteína que causa alergia em algumas pessoas. Por isso, não é correto afirmar que, por não terem pelos, são indicados para o convívio de pessoas alérgicas a pelos de gatos. Lembre-se que eles também são peludinhos, ainda que em menor quantidade.

3 – Não são gelados

Muitas pessoas têm a impressão de que os Sphinxs têm a pele gelada. Enganam-se! Eles são muito quentinhos, uma delícia para abraços nos dias frios, pois a temperatura corporal média dos Sphinxs é cerca de 4 graus mais alta do que a da maioria dos gatos.

4 – Comem muito

Não é só a temperatura do Sphinx que é elevada no comparativo com os gatos de outras raças ou dos sem raça definida. Eles também comem bem mais do que os outros gatos, pois têm um metabolismo acelerado que faz com que precisem de mais comida do que a média. 

5 – Precisam de banho

Assim como em nós, a pele do gato Sphinx produz oleosidade, o que causa suor e até a presença de cravos, e, por isso, ele precisa tomar banho semanalmente ou, pelo menos, a cada quinze dias.

Os banhos devem sempre respeitar o comportamento do felino, lembrando que o estresse é o maior inimigo dos gatos. 

Se o seu Sphinx ficar à vontade na água – que deve ser sempre morninha, nunca fria ou gelada, mantenha assim, mas, se ele demonstrar irritabilidade ou medo, opte por banhos secos ou pelo uso de lenço de papel sem fragrância, os mesmos usados em bebês recém-nascidos, para tirar a oleosidade da pele do seu Sphinx.

Os ouvidos também exigem uma atenção especial, pois a ausência de pelos torna os orifícios mais vulneráveis podendo acumular sujeiras e causar problemas de saúde.

Para fazer a limpeza dos ouvidos do seu gatinho, procure sempre a orientação do Médico Veterinário da sua confiança.

6 -São amororos e carismáticos

Se fizermos uma rápida busca na internet o mais comum será encontrarmos fotos ou desenhos de Sphinx com cara de malvados ou bravos, mas, no dia a dia é justamente o contrário. Eles são extremamente sociáveis, amigáveis, amorosos e brincalhões, reconhecidos, inclusive, como a raça de gatos mais amigável, segundo o  Journal of Veterinary Behavior .

De acordo com especialistas, este comportamento se dá pelo fato de contarem com a ajuda dos humanos para se protegerem e, por ficarem com suas mães por um período mais longo nos criadores até se separarem.