Conheça as 5 doenças mais comuns aos cães causadas pela má alimentação

por Pauline Machado
Jornalista e diretora do @canaldeestimacao
Publicado em 28 abr 2022, às 00h54. Atualizado às 09h03.

Assim como em nós, seres humanos, a saúde dos cães também pode ser afetada pela má alimentação. Por isso, proporcionar a eles uma dieta equilibrada e de alta qualidade é fundamental, a fim de evitar algumas das doenças mais comuns causadas pela má alimentação, como a obesidade, pancreatite, pedras na bexiga, problemas cardiológicos e diarreia.

Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas.

1. Obesidade

De acordo com a Association for Pet Obesity Prevention (APOP), os cães afetados pela obesidade são mais propensos a diabetes, artrites, câncer e pressão alta, além de redução da expectativa de vida.  O estudo apontou ainda que mais de 90% dos tutores de cães pensaram inicialmente que seu animal de estimação estava normal na faixa de peso, e não obeso.

Por isso, muito embora ambos sejam importantes, a partir de agora, mantenha atenção especial aos níveis de calorias e gorduras da comida do seu amigão, pois, a superabundância pode causar ou agravar a obesidade nos animais. O recomendado é oferecer uma alimentação que limite calorias e gorduras, o que pode ajudar a reduzir o peso de um cão com sobrepeso ou obesidade.

2. Pancreatite

Nos cães, a gordura da dieta está associada ao desenvolvimento de inflamação no pâncreas, o que chamamos de pancreatite, que pode estimular a secreção de um hormônio que induz o pâncreas a secretar seus hormônios digestivos. 

Portanto, é importante saber se a quantidade atual de gordura na dieta do seu cão pode aumentar o risco de pancreatite. Agora, se o seu amigão já foi diagnosticado com pancreatite, o ideal é uma dieta com pouca gordura e fácil digestão.

3. Pedras na Bexiga

Nem todas as pedras na bexiga são ocasionadas pelos mesmos motivos. Algumas são compostas principalmente por cálcio, enquanto outras por magnésio e fosfatos (fósforo), por exemplo.

Elas podem começar pequenas e com o tempo aumentar em número e tamanho, causando problemas urinários, urina descolorida e dor para urinar.

Caso seja diagnosticada a presença de pedras nos rins, o Médico Veterinário poderá  identificar o tipo e recomendar um alimento para dissolvê-la ou cirurgia para removê-la. 

Somente ele poderá recomendar uma dieta especial para impedir a formação de pedras na bexiga, e assim, proporcionar aos seu amigão uma dieta saudável, com menos cálcio e fósforo.

4. Doença cardíaca

Um fator determinante para doenças cardíacas em cães é a ingestão de sódio, mais conhecido como sal, pois causam retenção de água nos vasos sanguíneos e aumentam a pressão arterial. 

Portanto, ao escolher a ração seca e úmida para o seu cão, observe os níveis de sódio em sua formulação.

5. Diarreia

Muitos cães sofrem frequentemente com problemas de diarreia, no entanto, o que nem todos sabem é que há dois tipos de diarreia, a do intestino delgado e a do intestino grosso. 

Quando acometidos pela diarreia do intestino delgado, os cães tendem a defecar em grandes quantidades de fezes moles apenas algumas vezes ao dia, ao contrário da diarreia do intestino grosso, em que fazem em pequenas quantidades aquosas com frequência ao longo do dia. 

Para o primeiro caso, o recomendado é uma dieta rica em fibras, enquanto para a diarréia do intestino delgado, uma dieta leve, com pouca gordura poderá ajudar.

Seja qual for o caso em que seu amigão se encontre, ou para adotar medidas de prevenção para evitar qualquer uma das doenças citadas aqui, consulte as orientações do Médico Veterinário da sua confiança.