Cuidados com animais de estimação durante obras e reformas

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 11 jul 2023, às 08h47. Atualizado em: 12 jul 2023 às 08h57.

Ao decidir iniciar obras e reformas em casa, é necessário pensar na saúde e bem-estar dos animais de estimação que ali vivem. Pois esse pode ser um período de muito estresse e nervosismo aos pets.

E foi pensando na saúde e bem-estar dos animais de estimação durante reformas residenciais, que criamos um conteúdo completo com todos os cuidados para garantir o conforto dos animais durante obras e reformas.

Obras e reformas: como isso impacta na rotina do pet

Sendo obra em apartamento, ou reforma em casa, a poeira, o cheiro forte, e o barulho, são inevitáveis, e podem desencadear uma reação alérgica no animal.

Além disso, durante as obras, também é comum vários materiais ficarem espalhados pelo chão, como: fios de nylon, lascas de madeira, fio elétrico e muito mais.

Além disso, o animal pode acabar ingerindo esses materiais e isso pode levá-lo a complicações intestinais.

Machucados com pregos, pontas de ferro e cacos de vidro também são comuns. Entre outras complicações estão:

Doenças de pele: podem ocorrer também por causa da poeira.

Intoxicações: solventes de tinta podem causar intoxicações se inalados ou se entram em contato prolongado com a pele.

Queimaduras: as queimaduras graves com ácidos também podem ocorrer, pois muitas vezes são usados para remoção de cimentos ou rejunte nos pisos, que é comum no final das obras.

Contudo, ao sentirem o grande impacto dessas mudanças de rotina, em alguns casos, os cães podem criar um comportamento agressivo e os gatos podem até fugir de casa.

Como planejar uma reforma em casa com animais de estimação?

Além das questões como orçamento, cronograma de etapas, compra de materiais e contratação de mão de obra, é necessário pensar nas melhoras práticas de manejo, para garantir o bem-estar animal.

Confira a seguir as melhores práticas durante todo o período de obras.

Retire o pet de casa

Prefira deixá-lo fora de casa para que ele não fique em contato com as situações adversas de uma reforma.

Então, para garantir o bem-estar do pet, deixe-o com alguém que entenda sua linguagem corporal e garanta todo o cuidado e carinho a ele.

Neste caso, a Hospedagem Pet é mais do que recomendada. Pois o seu pet fica hospedado em ambiente familiar, na casa do especialista. Recebendo cuidados personalizados, brincadeiras e muito carinho pro seu pet se sentir acolhido, enquanto você finaliza sua reforma.

Separe um cômodo

Se não for possível retirar o animal de casa, separe um cômodo que não está sendo reformado para deixá-lo durante o horário da reforma.

O cômodo deve ser totalmente fechado ou com telas nas janelas, para evitar fugas nos momentos de medo. E, além do enriquecimento ambiental, faça uma limpeza diária no local, e garanta os cuidados necessários do animal.

Escolha tintas à base de água

Esse tipo de tinta é facilmente removido da pelagem, caso seja necessário.

Atenção aos materiais

Para que não ocorra nenhum acidente, tenha cuidado redobrado na escolha dos materiais para a obra. Assim como, com aqueles que estarão espalhados pelo chão.

Observe os sinais do animal

Se o cão ou gato apresentar tosse, coceira, vômitos ou dificuldade para engolir, não é recomendado medicar o animal sem a prescrição de um veterinário, por isso, consulte o profissional rapidamente.

Além disso, antes de iniciar as obras, converse com um profissional para que ele possa fazer as melhores recomendações de acordo com as características do seu animal de estimação.

Gostou? Então, continue acompanhando a gente para mais dicas importantes para o seu dia a dia com pets!

Fonte: Pet Anjo.