Dia Mundial da Saúde: dicas para manter o bem-estar do seu pet
No mês de abril, ganham destaque as comunicações sobre qualidade de vida e os diversos fatores que podem afetar a saúde individual e coletiva, graças ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7. Além dos cuidados pessoais e com a família, esta data pode ser um ótimo lembrete para proporcionar uma vida longa e feliz aos animais de estimação.
“Os pets são parte integrante de nossas vidas, e cuidar do seu bem-estar garante uma convivência harmoniosa e duradoura. Proporcionar alimentação balanceada, exercícios regulares e consultas veterinárias periódicas são passos essenciais para assegurar uma vida mais saudável e feliz”, conta Natália Lopes, Gerente de Comunicação e Assuntos Científicos da Royal Canin Brasil.
Em comemoração à data, a Mars Petcare, especialista em nutrição e bem-estar animal, detentora das marcas ROYAL CANIN®, PEDIGREE® e WHISKAS®, compartilha dicas para manter a saúde dos pets em dia. Confira!
Alimentação de qualidade: A nutrição sob medida é formulada para fornecer um nível adequado de nutrientes, como aminoácidos, ácidos graxos, fibras, vitaminas e minerais, conforme as necessidades específicas de cada animal. Vale ressaltar que gatos e cães têm necessidades nutricionais diferentes, específicas para cada espécie. Além disso, uma alimentação adequada pode ser adaptada de acordo com o porte ou raça, idade e condições de saúde do pet, o que contribui para um estilo de vida saudável.
Rotina de atividades físicas: A obesidade e o sobrepeso afetam mais de 50% da população mundial de pets, tornando-se um dos principais problemas de saúde enfrentados por gatos e cães. Após uma avaliação médico-veterinária adequada, a correção da alimentação associada à prática de exercícios físicos serão grandes aliadas para a perda de peso. Portanto, atividades físicas diárias são essenciais para o bem-estar físico, mental e psicológico dos animais e adotar uma rotina de caminhadas ou brincadeiras pode fazer uma grande diferença.
Acompanhamento veterinário regular: É recomendado manter anualmente consultas regulares com o Médico-Veterinário para check-ups. Os exames irão variar de acordo com a idade e condições clínicas do pet.
Vacinas: Manter o calendário vacinal do pet em dia, desde o início da vida e seguindo a orientação médico-veterinária, é fundamental para fortalecer sua imunidade e reduzir, assim, as possibilidades de contrair e desenvolver doenças. O protocolo vacinal deve ser indicado e orientado pelo Médico-Veterinário que acompanha o animal de estimação.