Direitos Animais é o grande destaque no PPA Participativo do Governo

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 17 jul 2023, às 00h04. Atualizado às 15h14.

Com um total de 39.980 votos, a “Política de Castração de Cães e Gatos” garantiu a 9ª posição no ranking geral de votação. Porém, quando considerado apenas os interesses coletivos e difusos, essa proposta ocupou o primeiro lugar geral. Ela ficou atrás apenas de demandas corporativas e de vantagens pessoais, como questões relacionadas a carreira, salário e concursos. Vale ressaltar que essa proposta popular foi a mais votada no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Outras duas propostas também alcançaram a primeira posição em suas respectivas áreas. O “Banimento da exportação de bovinos vivos via marítima”, na categoria de Portos e Aeroportos. E a proposta de “Produção animal sem Gaiolas”, no Ministério da Agricultura e Pecuária.

No âmbito do Meio Ambiente, a pauta animal obteve grande destaque, conquistando além do primeiro lugar, outras sete das dez primeiras posições. Entre as propostas mais votadas estão a “Agenda Nacional de Proteção, Defesa e Direitos Animais”, em segundo lugar, seguida pela “Proteção dos jumentos” em terceiro lugar e pela “Resposta aos animais em situações de desastres” em quarto lugar.

Já a proposta de um “Programa de Incentivo à proteína vegetal – Viva o feijão!” se destacou como a quarta mais votada na categoria de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Os resultados obtidos fortalecem a importância dos direitos animais como uma das prioridades do Governo Federal nos próximos anos.