Fugas de pets acontecem com frequência durante viagens
Os meses de início do ano costumam ser marcados por viagens, já que englobam o período de férias e Carnaval. As famílias que possuem pets não ficam de fora, arranjando uma forma de incluir o animal no roteiro, ou destinando alguém para cuidar dele, caso não seja possível levá-lo. Porém, em qualquer uma das alternativas, situações de fuga podem acontecer, seja por conta do animal sentir falta do tutor em casa, ou por se sentir perdido e fora de seu lar durante o passeio em família. Outra situação que, infelizmente, acontece com frequência nessa época do ano, é a perda dos animais pelas companhias aéreas, o que faz bater o desespero em qualquer mãe ou pai de pet. Mas para garantir que os pets não se percam, soluções inovadoras no mercado ajudam a identificar e a rastrear os animais com rapidez e facilidade.
A Pupz, marca de soluções e produtos tecnológicos para pets, oferece uma grande variedade de itens que possibilitam a identificação e localização do animal. Além disso, eles facilitam que, quem encontre o cachorro ou gato, possa entrar em contato com os tutores, de forma rápida e segura, garantindo a proteção dos dados. Entre os itens oferecidos, estão a Tag Safety, além de coleiras, peitorais e roupinhas que contam com Chip Inteligente e QR Code, permitindo que qualquer pessoa que encontre o animal possa fazer a leitura com o celular, e já contatar o tutor para fazer a devolução. O produto também vem com o telefone da Pupz, para ser acionado caso não seja possível falar diretamente com o dono do animal. “Todos os dias nos deparamos com pessoas que perderam seus pets e estão desesperadas tentando encontrá-los. Esse tipo de situação gera uma angústia muito grande. Por esse motivo, desenvolvemos soluções para proteger e encontrar os animais”, explica o especialista em tecnologia Carlos Fabbro, fundador da Pupz.
Outro serviço que também faz muito sucesso é o aplicativo gratuito da Pupz, já que por ele é possível cadastrar a foto dos pets para que seja feito um reconhecimento facial através do focinho, garantindo que o animal encontrado é o mesmo que se perdeu, com taxa de assertividade de 97%. “Nós levamos anos para desenvolver esse aplicativo, que por meio da inteligência artificial consegue ligar os pontos da face do animal para identificá-lo. Para isso, nós utilizamos três redes neurais convolucionais, uma classe aplicada com sucesso no processamento e análise de imagens digitais, e que é a base para o reconhecimento facial dos pets em nosso sistema”, explica Fabbro.
Outra alternativa que pode auxiliar a localizar os animais caso fujam é o GPS Pupz, que se destaca no mercado. Além de ser bem menor, garante pelo menos 22 dias de duração com uma recarga de apenas uma hora. Porém, o principal destaque é a tecnologia moderna, que não utiliza cartão de telefonia, e sim a comunicação Lora, por satélite, a opção mais moderna em GPS do mercado. Com isso, é possível localizar animais perdidos mais rapidamente e com precisão, sem preocupação com o tempo da bateria, já que ela funciona por muitos dias.
Para finalizar, o maior lançamento da marca é o microchip, que já era produzido pela Pupz, mas ganhou uma nova versão. O microchip agulhado intradermo pode ser lido tanto pelo celular, quanto pelo leitor, o primeiro no mundo com duas tecnologias embarcadas em um só produto. Isso facilita o acesso às informações e identificação do animal, em qualquer lugar e de forma muito mais prática. “Esta tecnologia é a primeira do mundo, não existe dual microchip, foi a Pupz que inventou. Protocolamos o pedido de patente desse e de todos os outros produtos”, finaliza Carlos. Todos os produtos podem ser encontrados no site da marca, e o aplicativo gratuito está disponível para iOS e Android, nas lojas de aplicativos.